NotíciasRio Grande do Sul

Coleta móvel se antecipa ao frio intenso para ajudar quem mais necessita

Além de arrecadar doações, a SDS reforçou nos bairros Ideal, Industrial e Liberdade a divulgação dos pontos de coleta da Campanha do Agasalho 2019

A coleta móvel da Campanha do Agasalho 2019 do último fim de semana, que percorreu o Ideal, o Industrial e o Liberdade, coincidiu com um dia típico de “veranico de junho” em pleno inverno, o que impactou de certa forma no resultado contabilizado com a ação. Ciente dessa possibilidade, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) aproveitou para reforçar junto aos moradores dos três territórios sobre a importância de se contribuir com a parcela da população hamburguense que mais sofre com os efeitos do frio intenso, anunciado para esta semana no Rio Grande do Sul.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Roberto Daniel Bota, a iniciativa sempre gratifica a equipe de trabalho da SDS pelo contato direto com a comunidade nos territórios. “Embora esses bairros tenham mais indústrias, muitos moradores estão contribuindo”, destacou o titular da pasta socioasssistencial durante a ação que tomou a manhã e a tarde do último dia 29. “É preciso que essas oportunidades de diálogo sejam valorizadas como ponto de partida de todo um trabalho de sensibilização da sociedade.”

No balanço realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social na segunda-feira, dia 1º de julho, foram registrados aproximadamente mil itens na quarta coleta móvel, entre roupas, calçados, alimentos não perecíveis, peças de cama, móveis e eletrodomésticos. “Mas houve, ainda, quem ficou de ligar para a Fábrica da Cidadania nos próximos dias para combinar a busca por volumes maiores de donativos”, comemorou Daniel Bota.

A Fábrica da Cidadania funciona na Rua México, no número 466, no bairro Santo Afonso. No amplo espaço, as peças entregues pela população passam por triagem e separação para serem encaminhadas aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município. O coordenador da Fábrica, Mauro Rogério Córdova, lembra que a população ainda tem um mês para continuar colaborando com a Campanha do Agasalho 2019 Mais Amor, Menos Frio. “As sacolas de doações podem ser depositadas até 31 de julho nos mais de cem pontos de coleta espalhados pela cidade. Confira aqui a lista completa no link. Contatos com a Fábrica da Cidadania pelo telefone 3587-9880.

A próxima e última coleta móvel deste ano está agendada para o Canudos em 13 de julho, também um sábado. Lembrando: trata-se de um segundo roteiro canudense, já que a primeira mobilização itinerante da Campanha do Agasalho 2019 ocorreu nesse bairro, que é o maior e mais populoso do Município. Em caso de chuva, a ação do Gabinete da Prefeita Fátima Daudt em parceria com a SDS será transferida para a semana seguinte.

Botão Voltar ao topo