Rio Grande do Sul

Farroupilha 2020-2040: frio não atrapalhou o debate sobre os desafios da indústria

Tecnologia e a preparação de jovens para o mercado de trabalho estiveram entre os questionamentos do público presente no Encontro Público da Indústria, realizado nesta quinta-feira, 4 de julho. O evento faz parte do projeto Farroupilha 2020-2040 e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, no Salão Nobre da Prefeitura.

Os painelistas que abordaram os desafios da indústria trouxeram algumas macrotendências mundiais que podem afetar o futuro do setor e sinalizaram como Farroupilha pode aproveitar para avançar no tema. Entre elas estão:

  • Intensificação da demanda por alimentos
  • Aumento da demanda por energia
  • Expansão do entretenimento e turismo
  • Mudança no padrão de produção
  • Urbanização e emergência de megacidades
  • Infraestrutura moderna e competitiva
  • Envelhecimento da população
  • Aumento de tensões geopolíticas

O Subeixo indústria convidou três painelistas para debater o assunto com o público. Além do Coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Direito da UCS, ex-secretário de Planejamento de Caxias do Sul com experiência na área de Direito Público Dr. Adir Ubaldo Rech, estava o Coordenador Executivo do parque de ciências, tecnologia e inovação TecnoUCS, e do programa de StartUCS, professor na área de engenharia e empreendedorismo, Dr. Enor Tonolli Jr. A terceira palestrante foi a Dra. Elóide Pavoni, graduada em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul. É professora da Universidade de Caxias do Sul e coordenadora do Programa de empreendedorismo da instituição.

O evento teve como objetivo traçar o melhor caminho a ser percorrido para a constante renovação deste setor, que entre os desafios que precisa enfrentar, está a questão ambiental. O mediador do debate e secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda Roque Severgnini questionou o Dr. Adir Ubaldo Rech possibilidades de crescer economicamente enfrentando questões ambientais. “Acredito que as leias ambientais deveriam ser municipais. O país não pode engessar os municípios, sendo que cada um tem suas particularidades”, afirmou o painelista Ubaldo Rech.

Durante o evento a comunidade também se manifestou e respondeu um questionário sobre o tema. As repostas, argumentos, proposições e sugestões serão documentadas e utilizadas para criar metas do plano estratégico Farroupilha 2020-2040 no Subeixo de indústria, Eixo de Economia.

Queremos ouvir você

Além dos encontros públicos, o projeto Farroupilha 2040 oferece outros canais de comunicação para ouvir as demandas da comunidade. Quem desejar, pode entrar em contato pelo telefone e WhatsApp (54) 99931.5327, pelo site: www.farroupilha.rs.gov.br/2040, E-mail: 2040@farroupilha.rs.gov.br ou diretamente na sala física do Projeto Farroupilha 2040, junto ao Centro Administrativo Municipal (Rua Avelino Maggioni, Praça da Emancipação S/N° – Centro).

Farroupilha 2020-2040

O Projeto Farroupilha 2020-2040 é um planejamento para a cidade com estratégias a serem implementadas no curto, médio e longo prazo (tendo como horizonte o ano 2040), contemplando seis eixos: Gestão Pública, Desenvolvimento Social, Qualidade de Vida, Infraestrutura, Economia e Inovação.

Os eixos são subdivididos em demais categorias, que incluem a otimização e enxugamento da máquina pública, saúde, educação, segurança, lazer, valorização dos espaços públicos, mobilidade urbana, agricultura e agropecuária, cidade sustentável e novas tecnologias, recursos naturais e saneamento básico, eficiência energética, entre outros.

Sua criação nasceu da necessidade de Farroupilha adotar um plano de longo prazo, que permita uma visão de futuro, indique projetos para superar os desafios e determine ações e metas para o município. Os encontros públicos contarão com a participação de um profissional da área do subeixo em questão. O profissional irá realizar uma palestra sobre o tema, instigando a comunidade presente para que contribua, demonstrando seus anseios sobre o assunto. Ao final dos encontros, dos estudos e dos projetos para cada eixo, será produzido um documento com as diretrizes do Farroupilha 2020-2040.

Botão Voltar ao topo