Rio Grande do Sul

Passo Fundo: Biblioteca Municipal vai disponibilizar internet

A formalização da parceria ocorreu na manhã de quarta-feira (3)

Internet de qualidade e à disposição dos usuários e visitantes é o que em breve ocorrerá na Biblioteca Pública Municipal. Através de uma parceria entre a Prefeitura de Passo Fundo e a Coprel, uma rede wi-fi de internet entrará em funcionamento na unidade.

A ideia de disponibilizar o serviço veio através do projeto Educação Conectada, que prevê diversas ações com o intuito de modernizar o acesso à rede mundial de computadores em todas os setores ligados à Secretaria de Educação. O primeiro passo foi a instalação de cabeamento de fibra ótica para internet em todas as escolas. Depois, veio a ideia de disponibilizar um ponto de acesso que ficasse numa área central da cidade e que pudesse ser utilizado pela comunidade, por isso a escolha da Biblioteca, uma vez que fica no Centro de Passo Fundo, na rua Morom, e é visitada diariamente por estudantes dos quatro cantos da cidade, além dos alunos convidados para os projetos promovidos pela unidade.

Foi com este objetivo que a Secretaria de Educação fez então a proposta à Coprel, que vai disponibilizar o serviço sem qualquer custo para a Prefeitura. “Já temos todas as escolas cobertas por fibra ótica e sabemos da importância de conectar as escolas públicas. E agora temos esse ponto de acesso na Biblioteca”, destaca o secretário de Educação, Edemilson Brandão.

A formalização da parceria ocorreu na manhã de quarta-feira (3), com a presença do orientador comercial da Coprel Telecom, Rodrigo Machado, que ressaltou que a cooperativa viu nessa parceria uma oportunidade de apostar na cultura e oferecer acesso a quem vai à Biblioteca em busca de conhecimento.

Ainda de acordo com o secretário, hoje a Biblioteca conta com acesso à internet nos computadores que ficam na sala de informática, mas ainda não dispunha de acesso wi-fi. “A Biblioteca é um local de grande visitação e que realiza todos os dias projetos com as crianças. Com essa novidade poderemos potencializar esses projetos de leitura e literatura”, salienta.

Botão Voltar ao topo