Rio Grande do Sul

Farroupilha: pacientes cadastrados receberão até 150 fraldas por mês

A fim de atender as necessidades da população, a Prefeitura de Farroupilha aderiu ao Programa de Distribuição de Fraldas Geriátricas do Governo do Estado. Com isso, a pessoa que precisar poderá ganhar até 150 fraldas ao mês gratuitamente, dependendo do seu grau de necessidade.

O município de Farroupilha já possuiu um Programa de Distribuição de Fraldas Geriátricas, o Projeto Querer Bemque beneficia centenas de famílias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. No entanto, com a inclusão do município no Programa do Estado, o número de beneficiados irá aumentar significativamente.

De acordo com a secretária municipal de Saúde Rosane da Rosa, a prefeitura aderiu ao programa, porque entendeu a importância deste recurso oferecido pelo Governo do Estado para auxiliar as pessoas em tratamento domiciliar. “Este programa possibilita que cada pessoa receba até 150 fraldas por mês. É um custo bem considerável para a família que tem algum parente que precisa de fraldas. Nosso objetivo então é beneficiar a renda dessas pessoas e oferecer mais qualidade de vida aos farroupilhenses”, explica.

Para retirar as fraldas é necessário realizar um cadastro no Sistema de Gerenciamento dos Usuários com Deficiência -GUD, na Secretaria de Saúde. Será necessário se enquadrar dentro dos pré-requisitos e levar os documentos a seguir:

  1. laudo médico de profissional vinculado ao SUS, devidamente datado, assinado e carimbado com nº de inscrição no CRM, atestando a existência de incontinência urinária e/ou fecal, decorrente de algumas patologias (lista no final do texto) com os respectivos CID’s; especificações de tamanho (XXG, GG, G, M, P, se adulto ou infantil).
  2. CPF, nome da mãe;
  3. cópia do cartão SUS;
  4. carteira de identidade ou certidão de nascimento (quando for criança);
  5. comprovante de endereço.
  6. declaração de incapacidade financeira.
  7. comprovante de renda familiar.

Confira a lista das patologias que são pré-requisitos para retirar as fraldas:

Botão Voltar ao topo