Rio Grande do Sul

Amanhã tem filós em São Marcos

Em São Marcos, no mês de julho, a Prefeitura realiza mais uma edição dos tradicionais filós. Este ano serão dois eventos, um em Pedras Brancas (12/07) e o outro no bairro Michelon (26/07). Ambos nos salões das comunidades.

Os dois filós terão início às 20h. “Haverá uma entrada dos apresentadores, que ficarão a noite inteira em contato com público, coordenando as atividades, após apresentação com talentos locais e também roda de conversas sobre costumes típicos dos italianos e inúmeras atividades e brincadeiras”, conta o Diretor de Cultura e Turismo, Ronaldo Giotti. Giotti ainda detalha que, entre as atividades, haverá pessoas exercitando a arte de fazer “dressa”. A dressa, uma espécie de trança com palha de trigo, era uma pratica que ocorria nos filós, comum na imigração italiana da Serra.

Em Pedras Brancas, a animação da noite fica por conta da Banda RC e no Michellon, da banda Os Federais com a participação especial de Valdir Anzolin. Os shows iniciam por volta das 22h e terão duração de 1h e 30.

A entrada é gratuita. Aqueles que puderem contribuir é pedido que levem uma prato de comida para a mesa comunitária. “Frutas, doces e salgados: tudo é muito bem-vindo”, comenta Ronaldo. Para quem contribuir, durante a noite haverá sorteio de brindes. “Na medida do possível, pensamos em trazer a originalidade do que eram os filós para a programação. Incentivar a preservação da cultura italiana dos nossos antepassados, dar valor às nossas origens”, finaliza.

Botão Voltar ao topo