Rio Grande do Sul

Inscrições para o Cadastro Único em Esteio

As inscrições e atualizações de moradores de Esteio para o Cadastro Único (CadÚnico) poderão ser realizadas, do dia 23 de julho ao dia 25 de novembro, em diferentes locais do Município. A ação visa descentralizar o cadastro, que é realizado, desde junho, junto a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE). Os cadastramentos ocorrerão em unidades de assistência social e em espaços da comunidade.

O primeiro atendimento, no dia 23 de julho, será realizado na Unidade de Referência em Assistência Social (Uras) Pedreira, das 13h às 17h, junto a mais uma edição da Loja Social Móvel (Confira a programação completa abaixo).

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal identifica as famílias de baixa renda, paras que ocorra uma avaliação e reconhecimento da realidade socioeconômica dessas famílias. Nele são registradas informações como: características da residência, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, entre outras.

A partir de 2003, o Cadastro Único se tornou o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado obrigatoriamente para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Programa Minha Casa Minha Vida, da Bolsa Verde, entre outros. Também pode ser utilizado para a seleção de beneficiários de programas ofertados pelos governos estaduais e municipais. Por isso, ele é funciona como uma porta de entrada para as famílias acessarem diversas políticas públicas. Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente.

Ações do Cadastro Único na comunidade
Quando: 23 de julho, das 13h às 17h
Onde: Uras Pedreira (Rua Pedreira, s/nº – Pedreira)*
*Neste dia, em mesmo horário e local, acontecerá uma ação da Loja Social Móvel.

Quando: 25 de julho, das 13h às 17h
Onde: Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Marques (Rua Manoel dos Santos, 212 – Três Marias)*
*Neste dia, em mesmo horário e local, acontecerá uma ação da Loja Social Móvel.

Quando: 26 de agosto, das 8h às 12h
Onde: 
Associação Comunitária Bairro do Parque (bairro Novo Esteio)

Quando: 30 de agosto, das 8h às 12h
Onde: Uras Centro de Esportes unificados (CEU – Rua Rio Grande, 2363)

Quando: 28 de outubro, das 8h às 12h
Onde: Local a confirmar

Quando: 25 de novembro, das 8h às 12h
Onde: 
Centro de Convivência Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 206) 

Botão Voltar ao topo