Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Canoas inaugura Cão Domínio para atender cães comunitários

Um condomínio bom para cachorro foi inaugurado no último sábado (13), próximo ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), situado na rua Brasil, no Centro. Instalado com o apoio da Prefeitura de Canoas, em parceria com os conselhos municipais de Bem-Estar Animal (Combea), de Saúde e moradores, o “Cão Domínio” serve para abrigar animais que são cuidados pela comunidade. Além das casinhas, o espaço foi equipado com bebedouros e comedouros para atender ao quarteto de moradores que já está usufruindo das novas instalações: Alemão, Guri, Lilica e Pretinha.

No que depender dos servidores e voluntários canoenses, o inverno dos cachorros que vivem nas ruas da cidade ficará mais aquecido de agora em diante. Segundo o vice-presidente do Combea, Alex Szekir, a expectativa é que o projeto inspire outras comunidades do município. “Os Cão Domínios devem abrigar animais comunitários castrados, socializados e saudáveis. A manutenção e limpeza do local é de responsabilidade dos cuidadores, que devem garantir o bem-estar dos animais, conforme a lei 15.254.2019”.

Infelizmente, nem todos os bichinhos encontram um novo lar. Por isso, o abrigo de cães comunitários também é uma alternativa para evitar a superlotação dos canis. “Todos os cães comunitários podem ser adotados, desde que as pessoas interessadas entrem em contato com os cuidadores e se comprometam a atender às necessidades do animal. O Cão Domínio foi criado para acolher aos cães que já fazem parte da fauna urbana doméstica da comunidade, ou seja, não é um lugar de descarte. O abandono de animais é um crime previsto em lei, com pena e possibilidade de detenção”, ressalta Alex.

Canoas é cidade amiga dos animais

O Cão Domínio é mais uma ação que reflete o compromisso da Prefeitura de Canoas com a causa animal. Também se somam à iniciativa o projeto Canoas sem Carroças, as blitze educativas de proteção animal e as palestras de educação ambiental nas escolas do município. Outra ação importante foi a revitalização do Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), que passou por profunda transformação. Em junho deste ano, o prefeito Luiz Carlos Busato recebeu, na Assembleia Legislativa, o prêmio “Prefeito Amigo dos Animais”. A premiação foi um reconhecimento pelas ações voltadas à causa animal.

Botão Voltar ao topo