Cidades do RSRio Grande do SulSanta Catarina

Bom Jesus adere ao Susaf para beneficiar produtores

Dois produtos típicos do município de Bom Jesus, na região dos Campos de Cima da Serra, a gila e o Queijo Artesanal Serrano são os motivos da Festa que aconteceu até ontem (16), no ginásio poliesportivo. Na segunda-feira (15), a programação contou com o 12º Encontro dos Produtores Rurais, com a presença do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, representando o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, do prefeito municipal, Diogo Grazziotin Dutra, além de produtores, associações, entidades parceiras e autoridades. O evento reuniu cerca de 450 pessoas do município e da região no CTG Presilha do Rio Grande.

Na ocasião, Sandri entregou ao prefeito de Bom Jesus o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que permite aos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) comercializar seus produtos em todo o território gaúcho. A medida atende a uma reivindicação antiga dos produtores, especialmente de Queijo Artesanal Serrano.

O presidente da Emater/RS parabenizou a região pelas conquistas que está tendo. “O Susaf, que estamos comemorando aqui; a Indicação Geográfica para o Queijo Artesanal Serrano na modalidade Denominação de Origem, que está em andamento; a lei dos queijos artesanais, que está praticamente concluída no governo federal; e um selo para produtos artesanais, que vai ser regulamentado pelo governo federal e possibilitar a venda em âmbito nacional, tudo isso significa o Estado, o município, a União, as entidades, como a Emater/RS-Ascar, estarem trazendo a proteção e o apoio para os produtores, significa acesso aos mercados e maior lucratividade para quem segue os padrões sanitários, tem gestão e se profissionaliza”, destacou Sandri.

A programação do Encontro teve palestras sobre brucelose e tuberculose, com a médica veterinária do SIM de São José dos Ausentes, Ialana Spilman; sobre mormo e aftosa, com o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antônio Carlos de Quadros Ferreira Neto; e sobre o Projeto do Queijo Artesanal Serrano em Santa Catarina, com a extensionista da Epagri, Andreia Meira, além de depoimentos da produtora Elaine Pelizzari, da Aprocampos, e do produtor Luiz Carlos da Luz Córdova, representando a Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense (Aproserra).

Durante o evento ocorreu ainda a assinatura de convênios que o município mantém com o governo estadual e a apresentação de algumas atividades desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura de Bom Jesus, em parceria com a Emater/RS-Ascar, pelo secretário Milton Almeida Silveira. Entre eles, convênios com a Seapdr para aquisição de 347 toneladas de calcário, beneficiando 30 famílias; para construção de nove microaçudes, com projetos, acompanhamento e fiscalização da Emater/RS-Ascar; para ampliação da infraestrutura rural, através do Feaper; e para aquisição de dez Kits para irrigação por gotejamento para a olericultura; além dos programas Troca-Troca de Sementes e Dissemina (de inseminação), do Viveiro Municipal e do fortalecimento do SIM e adesão ao Susaf.

Botão Voltar ao topo