DestaqueSerra Gaúcha

Bom Jesus adere ao Susaf para beneficiar produtores

Dois produtos típicos do município de Bom Jesus, na região dos Campos de Cima da Serra, a gila e o Queijo Artesanal Serrano são os motivos da Festa que aconteceu até ontem (16), no ginásio poliesportivo. Na segunda-feira (15), a programação contou com o 12º Encontro dos Produtores Rurais, com a presença do presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, representando o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Covatti Filho, do prefeito municipal, Diogo Grazziotin Dutra, além de produtores, associações, entidades parceiras e autoridades. O evento reuniu cerca de 450 pessoas do município e da região no CTG Presilha do Rio Grande.

Na ocasião, Sandri entregou ao prefeito de Bom Jesus o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), que permite aos estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) comercializar seus produtos em todo o território gaúcho. A medida atende a uma reivindicação antiga dos produtores, especialmente de Queijo Artesanal Serrano.

O presidente da Emater/RS parabenizou a região pelas conquistas que está tendo. “O Susaf, que estamos comemorando aqui; a Indicação Geográfica para o Queijo Artesanal Serrano na modalidade Denominação de Origem, que está em andamento; a lei dos queijos artesanais, que está praticamente concluída no governo federal; e um selo para produtos artesanais, que vai ser regulamentado pelo governo federal e possibilitar a venda em âmbito nacional, tudo isso significa o Estado, o município, a União, as entidades, como a Emater/RS-Ascar, estarem trazendo a proteção e o apoio para os produtores, significa acesso aos mercados e maior lucratividade para quem segue os padrões sanitários, tem gestão e se profissionaliza”, destacou Sandri.

A programação do Encontro teve palestras sobre brucelose e tuberculose, com a médica veterinária do SIM de São José dos Ausentes, Ialana Spilman; sobre mormo e aftosa, com o diretor do Departamento de Defesa Agropecuária, Antônio Carlos de Quadros Ferreira Neto; e sobre o Projeto do Queijo Artesanal Serrano em Santa Catarina, com a extensionista da Epagri, Andreia Meira, além de depoimentos da produtora Elaine Pelizzari, da Aprocampos, e do produtor Luiz Carlos da Luz Córdova, representando a Associação dos Produtores de Queijo Artesanal Serrano da Serra Catarinense (Aproserra).

Durante o evento ocorreu ainda a assinatura de convênios que o município mantém com o governo estadual e a apresentação de algumas atividades desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura de Bom Jesus, em parceria com a Emater/RS-Ascar, pelo secretário Milton Almeida Silveira. Entre eles, convênios com a Seapdr para aquisição de 347 toneladas de calcário, beneficiando 30 famílias; para construção de nove microaçudes, com projetos, acompanhamento e fiscalização da Emater/RS-Ascar; para ampliação da infraestrutura rural, através do Feaper; e para aquisição de dez Kits para irrigação por gotejamento para a olericultura; além dos programas Troca-Troca de Sementes e Dissemina (de inseminação), do Viveiro Municipal e do fortalecimento do SIM e adesão ao Susaf.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios