Rio Grande do Sul

Passo Fundo ganha estação gastronômica e galeria de arte

Novo espaço de gastronomia, cultura e lazer

Passo Fundo recebeu nesta sexta-feira (19) um espaço que traz um novo conceito para a cidade ao unir áreas afins. É a Gare Estação Gastronômica e a Galeria Estação da Arte, que abriu as portas para a comunidade no local onde historicamente funcionou a antiga estação férrea.

Localizado no coração da cidade, o prédio da antiga viação férrea foi modernizado sem perder suas características arquitetônicas originais. O local é tombado por meio da lei 2671, de 28 de agosto de 1991, integrando assim o patrimônio histórico. O projeto de lei do Executivo que viabilizou essa transformação como um local gastronômico e cultural é autorizado pela lei 5242, de 24 de janeiro de 2017.

O prefeito Luciano Azevedo destacou que tudo foi pensado para que a comunidade pudesse voltar a usufruir dos espaços públicos revitalizados da cidade, como acontece com o Parque da Gare. “Hoje entregamos mais um espaço público revitalizado, que traz inovações e muitas atrações para a comunidade, com mais lazer, cultura e entretenimento, além de gerar emprego e renda”, afirma.

Gare Estação Gastronômica

A empresa vencedora da concorrência pública do processo que institui a Gare Estação Gastronômica foi responsável pela reforma e restauração do local. O investimento total foi de R$ 1 milhão e vai gerar diretamente 100 empregos, 50 na primeira fase e mais 50 na segunda.

Com mais de 600 metros quadrados, a Gare Estação Gastronômica abriga 11 opções gastronômicas. O funcionamento do espaço nos primeiros 30 dias será de terça-feira a sábado, das 18h às 23h. No segundo mês, funcionará das 11h às 14h e das 18h às 23h.

Galeria Estação da Arte

Espaço público dedicado à valorização das artes visuais, artistas locais e atividades culturais, a Galeria Estação da Arte fica junto à Gare Estação Gastronômica, sendo coordenada pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com o Setorial de Artes Visuais e Conselho Municipal de Políticas Culturais.

A Galeria Estação da Arte é composta por um ambiente, com formas, texturas, cores e épocas que têm contraste entre si, numa estética contraditória que é capaz de manter o equilíbrio. Isso porque o espaço foi criado em um ambiente que teve sua história arquitetônica preservada.

As inscrições para as propostas expositivas ou ações culturais no espaço devem obedecer o regulamento interno e o preenchimento de uma ficha de inscrição.

A Gare de Passo Fundo

A estação férrea de Passo Fundo, carinhosamente apelidada pelo termo francês Gare, foi construída entre 1898 e 1920. A importância da Gare para a população começa desde o início de sua construção. O espaço logo encorpou máquinas, oficinas e telégrafos, formando uma das principais vias da cidade, a avenida Sete de Setembro.

Ali se formaram o comércio, a indústria e o agronegócio, sendo um novo indutor de crescimento. A linha da ferrovia ligava Santa Maria a Itararé, em São Paulo, fazendo assim a conexão do Rio Grande do Sul, até então, isolado com restante do Brasil.

Com pouco mais de dois mil habitantes nesse período, a chegada da ferrovia fomentou a criação de construções que dão o tom de toda uma arquitetura de patrimônio, e que ainda é remanescente, como o Hotel Glória, o Hotel Avenida, o silo e o moinho.

Botão Voltar ao topo