RS

Aeronáutica autoriza reforma do Aeroporto de Santa Maria

Estão previstas ampliação das salas de embarque e desembarque, com espaço para funcionamento de até duas empresas aéreas

Um novo passo que contribui para o desenvolvimento econômico e social de Santa Maria e região foi dado à Prefeitura pelo Comando da Aeronáutica no começo desta semana. O pedido de autorização formal para reforma e modernização do terminal de passageiros do Aeroporto Civil de Santa Maria foi avaliado, confirmando que o Município poderá realizar as intervenções. A autorização se faz necessária porque a Prefeitura mantém convênio com a União para poder explorar o espaço, que funciona junto à Ala-4.

Fotos: divulgação/PMSM

“Fizemos um empenho grande junto ao Comando da Aeronáutica, que atendeu ao nosso pedido porque é sabedor da necessidade que Santa Maria e região têm para a reforma do nosso Aeroporto. Trata-se de uma demanda que é de grande interesse público e, por isso, vamos em busca de parceiros para viabilizar esta iniciativa”, afirma o prefeito Jorge Pozzobom.

Publicidade

O Município já conta com o empenho de R$ 8 milhões da Secretaria de Aviação Civil (SAC), do governo federal, para a efetivação das obras. Porém, o projeto complementar tem de ser aprovado pela União para, então, a verba ser destinada à Prefeitura. Esse projeto complementar irá contar com os estudos estruturais, elétricos, hidráulicos, PPCIs, entre outros. Uma vez a SAC dando aval, a Prefeitura, então, licitará a obra do Aeroporto Municipal.

“Após uma longa negociação, temos o aceite para a execução da obra. Agora, vamos trabalhar nos projetos complementares para dar celeridade a todo o processo. Estamos felizes e muito otimistas por mais esta etapa vencida na tentativa de desenvolver a força econômica da região”, reforça o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk.

Portões de embarque, balcões para check-in e cafeterias

O pré-projeto do Aeroporto, feito pela Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (AHTURR) e pela Cacism, foi doado à Prefeitura. Nele, está previsto que, ao todo, serão 1,5 mil metros quadrados de área fechada. A sala de embarque passará a ter capacidade para cerca de 170 pessoas, com um espaço comercial para cafeteria. Também haverá vestiários masculinos, femininos e para pessoas com deficiência, além de sanitário familiar. Também estão previstos dois portões de embarque, que poderão ser usados de forma simultânea. Já a sala de desembarque contará com com esteira de restituição de bagagens, além de sanitários.

Publicidade

O saguão central também terá sanitários e espaços comerciais para lojas, para cafeterias e para locadora de veículos. O projeto contempla, ainda, seis balcões para check-in e escritórios que possibilitam o funcionamento de até duas companhias aéreas. Além disso, haverá salas administrativas, de segurança e de monitoramento e controle das aeronaves.

Na parte externa do Aeroporto, serão ampliadas as vagas de estacionamento, com espaço para 32 automóveis e para seis motocicletas, além de vagas reservadas e locais de carga e descarga. Todo o meio-fio da entrada será destinado para táxis e vans, além de um ponto de transporte coletivo.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar