EmpregoRio Grande do Sul

Finanças, Comercial, Logística e TI têm mais vagas de emprego na região Sul

Diante de um cenário de grande competitividade e profissionais em busca de emprego e recolocação profissional a pergunta que permeia o universo do trabalho é: Mas afinal, onde está o emprego no Brasil? Segundo dados levantados pela Catho, ao longo do ano de 2019, o Sul do Brasil tem se mostrado a região mais aquecida em oportunidades, com aumento de 7% nas vagas de trabalho, número maior que a média do país, que obteve crescimento de 5%.

O levantamento também apresenta o cenário do emprego nas demais regiões do Brasil, quanto ao total de postos de trabalho ao compararmos o primeiro quadrimestre de 2018 com o primeiro quadrimestre de 2019: Sudeste (6%), Nordeste (1%), Norte (0%) e Centro Oeste (-3%). Os números refletem em uma média nacional de 5%.

Para Rafael Stille, diretor de estratégia da Catho, os números apontam uma melhor performance do mercado de trabalho na região, pois esta tem apresentado ritmo maior de contratações, bem como crescimento na criação de novos postos de trabalho.

“O mais importante a se destacar na região Sul é a formalização da mão-de-obra, que faz com que os dados sejam ainda mais expressivos, uma vez que estamos falando da movimentação de trabalhadores formais. Diante de um cenário de emprego informal, observar o crescimento desses postos de emprego apresentam uma retomada na economia, ainda que tímida e lenta”, afirma Stille.

Dentre as áreas que mais abriram oportunidades de vagas na região Sul, destacam-se os setores: Finanças/Contabilidade (23%), Comercial/Vendas (20%), Logística e Suprimentos (13%) e TI (8%). A última, tem aberto cada vez mais oportunidades de emprego, uma vez que perpassa por diversos setores de trabalho, tais como as áreas indústria, serviços, saúde, comunicação, dentre outros.

Botão Voltar ao topo