EmpregoRio Grande do Sul

Lajeado tem estrutura para auxiliar a quem procura emprego

Secretaria de Assistência Social de Lajeado reforça ações na área do Trabalho

A Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (STHAS) de Lajeado está reforçando suas ações na área do trabalho para ampliar a oferta de oportunidades de emprego a pessoas atendidas pela rede socioassistencial do município. A partir de agora, a secretaria atuará na assessoria e intermediação de pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica para que possam ter acesso a ofertas de vagas de emprego em empresas do município e, assim, ter acesso ao mercado de trabalho. Este projeto integra o eixo de prevenção do Pacto Lajeado Pela Paz, ao atuar na oferta de trabalho e renda e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida da população mais vulnerável, forma mais eficaz de atuar na prevenção à violência.

“Percebemos a necessidade de ampliar nossa atuação nesta área porque as pessoas que procuram atendimento na assistência social enfrentam dificuldades de colocação no mercado de trabalho. Queremos intermediar junto às empresas e garantir a viabilização do acesso à oportunidades de emprego/trabalho. Acreditamos que esta atuação permitirá que mais pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, contribuindo para sua dignidade e autoestima e oportunizando a melhora da sua qualidade de vida” – explica a titular da STHAS, a assistente social Céci Gehrlach.

Sthas tem uma sala específica para receber aqueles que buscam sua inserção no mercado de trabalho

Por meio dos serviços especializados CRAS, CREAS/Habitação e CRAM, a STHAS viabilizará a intermediação de acesso às vagas. As pessoas interessadas devem estar inscritas no Cadastro Único, ou seja, devem atender aos critérios de inscrição do sistema federal. A ideia é que a secretaria funcione como um espaço de intermediação entre os usuários da rede socioassistencial e as empresas, onde os usuários poderão receber orientações, desde como fazer seu currículo até serem inscritos em ações voltadas à qualificação profissional dos trabalhadores de baixa renda e/ou qualificação.

Além disso, o setor também atuará na busca de maior inserção dos imigrantes, PCDs e Jovens Aprendizes no mercado de trabalho, buscando conectar as oportunidades às possibilidades e ao perfil de cada pessoa. O impacto esperado é a inclusão das pessoas em vulnerabilidade econômica no mercado de trabalho formal, facilitando a expansão e a autonomia por meio da geração de renda.

A STHAS já vem atuando neste segmento ao oferecer cursos, contribuindo com a qualificação profissional das pessoas que procuram os serviços da secretaria. A secretaria coloca-se à disposição das empresas locais em busca de parcerias para o êxito das ações na área do Trabalho.

Quem está com muita vontade de voltar a trabalhar e já utilizou o serviço da Sthas é o Altair da Rosa (45). “Achei maravilhoso este serviço da secretaria e já falei dele para conhecidos meus que também estão desempregados, assim como eu – afirmou da Rosa. Segundo ele, se ocupar vai lhe fazer bem. “Tomara que eu consiga arranjar alguma coisa. Até para eu sair mais de casa” – salienta ele.

Quem tiver uma oportunidade de trabalho para o senhor Altair da Rosa, basta entrar em contato com a Sthas, que intermediará o processo.

Como as empresas podem participar:

  • – As vagas disponíveis nas empresas podem ser informadas para o e-mail sthas.trabalho@lajeado.rs.gov.br
  • – A STHAS analisará as ofertas e verificará o cadastro de candidatos que buscam emprego para verificar adequação de perfil

Mais informações pelo fone (51) 3982-1091

Botão Voltar ao topo