Rio Grande do Sul

Projeto “Música nos Bairros” propaga cultura e história em Gramado

Disseminar música, cultura e história pelos Bairros de Gramado. Assim é o “Música nos Bairros”, criado no ano passado pela Secretaria da Cultura, através de uma parceria com o grupo Bocalis, o projeto teve apresentações na Várzea Grande e Serra Grande.

Agora, com a apresentação “Bocalis Interpreta Cinema”, que reúne músicas baseadas em trilhas sonoras da indústria cinematográfica mundial, o projeto chega ao Bairro Dutra, nesta quinta-feira, às 20h, no salão da Capela Imaculada Conceição, na Rua Fernando de Noronha, n° 135.

“Nas primeiras apresentações na Serra Grande e Várzea, nós apesentamos músicas que contavam a história de Gramado, através do espetáculo Raízes no Tempo que contextualiza a história da Região das Hortênsias através do canto e de danças típicas gaúchas, alemãs e italianas”, explicou Ester Horlle, presidente do grupo Bocalis.

Ela ressaltou que o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura da região. “A música que apresentamos toca na alma das pessoas. Também temos a intenção de despertar nos jovens o interesse pela música”, disse Ester.

Até o final do ano, o “Música nos Bairros”, fará apresentações em diversos bairros da cidade. Após o Dutra, o projeto segue para Vila do Sol, Piratini, Avenida Central e Várzea Grande. “Estamos recebendo um apoio muito grande da Prefeitura, através do secretário da Cultura, Allan John Lino e do prefeito Fedoca. Os dois têm nos ajudado a disseminar a cultura pela cidade de Gramado”, concluiu a presidente do Bocalis.

HISTÓRICO

O Grupo Bocalis foi criado em março de 2001 e em agosto do mesmo ano foi criada a Associação dos Amigos do Bocalis.

A trajetória dos integrantes iniciou em 1988. Desde então o grupo busca evolução vocal e cênica, com o intuito de desmistificar o canto coral, transformando suas apresentações em espetáculos dinâmicos ocupando espaços alternativos.

O objetivo é suscitar no público lembranças de momentos, através do olhar e da audição, aliada a uma seleção de músicas que marcaram diversas épocas. As músicas são apresentadas por solistas, duetos, trios, octetos e o grupo todo, acompanhado por teclado, violão e, ocasionalmente, quartetos de corda ou orquestras.

O Bocalis é integrado por cantores das cidades de Gramado e Canela. Todos frequentam aulas de canto, teoria musical, percepção e teclado com o objetivo de aperfeiçoarem seu conhecimento musical.

Botão Voltar ao topo