Rio Grande do Sul

23ª Expofeira celebrou a história agrícola de Três Coroas

Para celebrar o Dia do Colono, a Prefeitura de Três Coroas realizou no último final de semana a 23ª Expofeira de Produtos Coloniais. Milhares de pessoas prestigiaram os dois dias de atividades, que contou com o melhor do que é produzido pelos agricultores do município.

Durante o evento montado em torno do Centro de Cultura Remitto René Haack foram comercializadas frutas, verduras, legumes, pães, cucas e embutidos, oriundos da agricultura familiar. Além disso, teve desfile de tratores e carretinhas, venda de artesanato local, máquinas e equipamentos agrícolas, assim como o tradicional café da manhã colonial e almoço típico e diversos shows musicais.

Um dos espaços mais visitados foi onde estavam expostos os animais. Havia gado bovino, ovelhas, cabras, pássaros, aves e coelhos. Também foram expostas ferramentas antigas fabricadas e utilizadas por colonos.

Para a aposentada Terezinha Zimmer, de 62 anos, os objetos trouxeram a tona lembranças da infância. “Fui criada na roça e trabalhei de tamanquinho na geada. Meu pai utilizava ferramentas como estas expostas. Ele mesmo fazia as suas ferramentas. Mais tarde deixei a colônia e vim para a cidade trabalhar nas fábricas de sapato. A Expofeira me traz boas recordações”, disse ela.

Botão Voltar ao topo