DestaqueVale do Sinos

Estudantes de Sapucaia do Sul participam de Festival da Matemática

Seis estudantes de Sapucaia do Sul ministrarão uma oficina sobre jogos africanos de tabuleiro nos dias 7 e 9 de agosto, no Festival da Matemática do Rio Grande do Sul, que acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, em Porto Alegre. As estudantes do 8º ano da Escola Municipal Alberto Santos Dumont, do bairro Vargas, Giovanna dos Santos, Jeniffer Silveira, Letícia de Mello, Maria Eduarda Garcia, Sabrina Sbabo e Vitória de Souza, falarão sobre três jogos africanos, o Mancala, o Yotê e o Seega, que são basicamente jogos de tabuleiros que se joga no chão com pedras e sementes.

A ideia de unir a matemática com a cultura africana partiu do professor de matemática da instituição, Sérgio Assumpção, que trabalhou a temática e a montagem dos jogos na feira de ciências da escola ano passado. “Pensamos em unir a produção de jogos de lógica matemática com a cultura africana, pois estávamos em meio à celebração da Semana da Consciência Negra. Os jogos trabalham a concentração, a estratégia e o raciocínio lógico”, explicou o professor.

Na quarta-feira, 7 de agosto, as meninas ministrarão a oficina “Jogos Africanos”, no Campus do Centro da UFRGS. Já na sexta-feira, dia 9, a mesma oficina será ministrada no Campus do Vale.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios