DestaqueSerra Gaúcha

6ª Semana do Empreendedorismo de Bento Gonçalves inicia segunda-feira

A 6ª Semana Municipal do Empreendedorismo, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inicia na próxima segunda-feira, 5, com sua programação norteada por duas temáticas: Economia Circular e Indústria 4.0. Durante o período, serão ofertadas cinco palestras e um workshop, que debaterão os temas aliando a diferentes áreas, como educação, agricultura, economia e comunicação.

A Semana inicia com a palestra “Transformação Digital na Prática”, ministrada por um dos idealizadores do Startup Weekend, Vinicius Lavandoski Piva, que também conduzirá o workshop “Startup Weekend Pocket”. O encontro inicia às 19h na Fundação Casa das Artes.

Publicidade

Já no dia 6, a economista Paula Palermo explana o tema “Economia Circular”. No dia 7, os gestores Peter Rauber e Rafael Borges, trazem os temas “Trajetória da Empresa Data Mais em Bento Gonçalves” e a “A Fórmula Mágica da SORTE”, respectivamente.

A programação segue no dia 8 com o tema “Empreendedorismo, inovação e tecnologia no campo” com o diretor do Departamento da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Davi da Rold Sanguitão. O encerramento ficará a cargo da palestra “Tecnologia, Informação e Educação” com o administrador de empresas e sócio-fundador da empresa Tryve, Adriano Pitt.

Com exceção da primeira palestra, os demais encontros iniciam às 19h30, na Fundação Casa das Artes. O evento é voltado para estudantes, familiares, professores, profissionais de educação e demais interessados. As palestras possuem vagas limitadas, sendo que as inscrições devem ser feitas pelo link: http://cursos.bentogoncalves.rs.gov.br/cursos e garantem o certificado de participação.

Publicidade

A 6ª Semana Municipal do Empreendedorismo conta com o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS, secretarias municipais de Cultura, Educação e Desenvolvimento da Agricultura, Tryve, Datamais, Startup Weekend, Sindilojas e SENAC.

A Economia Circular vem ganhando visibilidade nos últimos anos, ao promover um modelo que minimize a geração de resíduos, com uso de fontes renováveis, utilização cíclica de produtos e materiais e novos modelos de negócio. Desta forma, permite que as empresas possam reduzir custos e perdas produtivas, além de poderem gerar novas fontes de receita e diminuir sua dependência de matérias-primas virgens.

Já a Indústria 4.0 é um conceito equivalente à 4ª Revolução Industrial e fundamentado na combinação de diferentes tecnologias, como manufatura aditiva (impressão 3D), Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, robótica avançada, entre outras, que aumentam a produtividade industrial e possibilitam novos modelos de negócio.

Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar