NegóciosRio Grande do Sul

Governador Eduardo Leite participa de painel no Gramado Summit

Leite destaca vocação empreendedora do RS

Nos últimos três dias a Serra foi cenário para a inovação, troca de ideias e conexão entre empreendedores digitais. A terceira edição do Gramado Summit, evento considerado um dos principais de brainstorming do Brasil, se encerrou na tarde desta sexta-feira (2/8), em Gramado, com a participação do governador Eduardo Leite.

Com mais de 100 empresas expositoras entre startups e grandes marcas, o evento atraiu cerca de 4 mil pessoas por dia buscando trocar experiências e ampliar projetos com investidores e clientes.

Acompanhado do prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, Leite conheceu os estandes das startups e alguns de seus produtos digitais. Em sua fala para o público do evento, o governador disse que a grande riqueza de Gramado não está apenas nas suas paisagens, mas sim na força de trabalho das pessoas que fazem a cidade acontecer. “Gramado é um grande exemplo de sucesso empreendedor e eventos como o Gramado Summit me enchem de otimismo, confiança e entusiasmo no futuro do Rio Grande do Sul”, afirmou.

O governador lembrou ainda que foi criada a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia para que o governo cumpra o papel de alavancar a construção de uma nova economia baseada na tecnologia, no empreendedorismo e na inovação.

“Queremos fazer pipocar eventos como este de hoje. No fm do mês vamos lançar o programa Inova RS e virão outros que vão estimular a inovação no Estado”, afirmou.

Em julho, Gramado recebeu o Troféu Cidade Inteligente 2019, em São Paulo. O prêmio, de acordo com o prefeito, é um reconhecimento pelo investimento no segmento da inovação que “agrega grande valor, não é poluente e atrai grandes cabeças para o município”, acrescentou.

Antes do painel de encerramento, governador percorreu estandes de empresas participantes do evento – Fotos: Itamar Aguiar/ Palácio Piratini

Durante a visita, Leite recebeu da organização do Gramado Summit, que é a mesma responsável pelo Festival de Turismo de Gramado, um convite para o evento, que ocorre em novembro.

Estado tem ambiente favorável para inovação

O Rio Grande do Sul é reconhecido por ter um ambiente de inovação que estimula o desenvolvimento de uma nova matriz econômica para geração de emprego e renda.

O Estado tem três das melhores universidades do país, 27 polos tecnológicos, 24 incubadoras de empresas e mais de 1.000 startups, além de qualificar mais de 2 mil doutores por ano, tendo a segunda maior densidade desse grau acadêmico, perdendo apenas para o Distrito Federal.

Botão Voltar ao topo