Rio Grande do Sul

Unidos da Campina deu show na 15ª Copa dos Campeões

Três títulos em disputa; três títulos conquistados. A noite de sexta-feira (2) foi uma das melhores da história do Unidos da Campina. A agremiação de São Leopoldo conquistou os três troféus de primeiro lugar da 15ª Copa dos Campeões de Futsal, competição organizada pelo empresário Claiton Almeida com apoio da Prefeitura de Esteio e patrocínio máster da Corsan.

O clube leopoldense levou para casa os títulos no Feminino, Máster 40 e Força Livre, quebrando um tabu da competição: nunca um time havia sido bicampeão – o Unidos venceu a categoria principal em 2017. Além disso, a agremiação ficou com todos os troféus de destaque do campeonato: Raquel, na Feminino; Chico Branco, na Máster 40; e Luquinhas, na Força Livre.

Jogo feminino
A noite de decisões começou com as mulheres, novidade da 15ª Copa dos Campeões de Futsal. O Unidos da Campina entrou em quadra para enfrentar o Sport, de Novo Hamburgo, de olho no título, no prêmio de R$ 10 mil e na invencibilidade. Num jogo bastante disputado, o placar ficou inalterado até 5 minutos e 20 minutos para o final do primeiro tempo. Foi quando a Camisa 11 do Unidos, Raquel, tomou a iniciativa, driblou todo o time adversário e marcou um golaço.

O jogo seguiu pegado, com jogadas para ambos os lados, mas sem alterações no marcador. Faltando 4 minutos e 55 segundos para o apito final, Júlia chutou no cantinho, marcando o segundo para o time leopoldense e garantindo o primeiro grito de “é campeão!” para o Unidos da Campina.

Categoria Máster 40
segundo jogo da noite foi válido pela categoria Máster 40. Unidos da Campina e Acadêmicos, de Esteio fizeram um duelo que valia o título, o Renault Kwid zero quilômetros e a chace de revanche para o time esteiense, que, na primeira partida do torneio, havia perdido para a equipe de São Leopoldo por 5 a 4.

Mas o Unidos entrou determinado a vencer novamente e ficar com mais um troféu de primeiro lugar. Com 3 minutos e 8 segundos de jogo, Chico Branco abriu o placar. Aos 5 minutos e 22 segundos, Seco chutou da intermediária e ampliou. Um minuto e 17 segundos depois, Chico Branco fez o terceiro. O Acadêmicos tentou se reorganizar, mas as chances que criava paravam nas defesas do goleiro Mano. Faltando 3 minutos e 32 segundos para o final do primeiro tempo, o Unidos marcou novamente, com Marcos Adriano. O time de Esteio só conseguiu descontar quando faltavam 40 segundos para o final da primeira etapa, com Joel, mas pouco antes do apito de intervalo tomou o quinto gol, com Seco.

O Acadêmicos voltou um pouco mais organizado para a segunda etapa, mas não conseguia descontar. Quando faltavam 11 minutos e 48 segundos para o final do jogo, Felipe fez o segundo do time de Esteio. Menos de um minuto e meio depois, na base da empolgação, os veteranos esteienses fizeram o terceiro, com Luciano. A reação, entretanto, parou ali. Seco (três vezes) e Job marcaram, decretaram a goleada de 9 a 3 e garantiram o segundo grito de “é campeão” da noite para São Leopoldo.


Adultos
De olho no terceiro troféu de campeão da noite, no bicampeonato do torneio, no Renault Kwid e na invencibilidade, o Unidos da Campina entrou em quadra para enfrentar o Rabelo, de Alvorada. Diferentemente dos colegas do Feminino e do Máster 40, os atletas da Força Livre viram o adversário sair na frente no marcador, com o gol de Pablo, aos 5 minutos e 38 segundos.

Com a desvantagem no placar, o Unidos tratou se reorganizar em quadra. Tiago Bueno deixou tudo igual, aos 7 minutos e 47 segundos. Depois, faltando 2 minutos e 23 para o final do primeiro tempo, ele mesmo virou o jogo, depois de um bate-rebate dentro da área adversária. Com a vantagem de 2 a 1, o time de São Leopoldo foi para o intervalo.

Mal inciou a segunda etapa, e o placar ficou igual, novamente. Numa cobrança de falta de Xande, a 1 minuto e 22 segundos, Jorge Lucas aproveitou o cruzamento e, sozinho no segundo pau, empurrou para o fundo do gol.

O Rabelo não teve nem tempo de comemorar. Trinta segundos depois do empate, numa saída errada da equipe de Alvorada, a bola sobrou na esquerda para Luquinhas, que botou por baixo do goleiro.

Atrás no placar e nervoso em quadra, o Rabelo não conseguia jogar bem. Do outro lado, o Unidos, tinha uma postura mais ofensiva e confiante dentro de quadra. A superioridade virou em gol aos 13 minutos e 39 segundos, com Alisson, que recebeu a bola na esquerda e chutou por baixo do goleiro, quase uma repetição do gol anterior. O time de São Leopoldo seguiu com mais volume de jogo e o Rabelo passou a usar o goleiro-linha. A estratégia não surtiu efeito. Pelo contrário. Com um homem a mais na quadra adversária, o time de Alvorada deixava espaços atrás e o gol vazio. Faltando 2 minutos e 14 segundos para o final do jogo, Alisson pegou a bola na própria área e chutou para a meta adversária, que estava completamente desguarnecida. O quinto gol do Unidos desmotivou demais o Rabelo, que reconheceu a derrota e deixou de jogar nos segundos finais. Festa em quadra e nas arquibancadas e o terceiro grito de “é campeão!” para a agremiação da Campina.

Rápida solenidade
Entre os jogos do Feminino e do Máster 40, foi realizada uma rápida solenidade de encerramento da Copa dos Campeões de Futsal, com a presença do prefeito Leonardo Pascoal e do vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, entre outras autoridades.

15ª Copa dos Campeões de Futsal – Finais
Unidos da Campina 2 X 0 Sport – Feminino
Unidos da Campina 9 X 3 – Máster 40
Unidos da Campina 5 X 2 Rabelo – Força Livre

Campanhas dos campeões
Feminino
Unidos da Campina 1 X 1 Trianon
Unidos da Campina 16 X 0 Futgirls
Unidos da Campina 4 X 0 Flamengo
Unidos da Campina 3 X 0 River
Unidos da Campina 3 X 1 Flamengo
Unidos da Campina 2 X 0 Sport

Máster 40
Unidos da Campina 5 X 4 Acadêmicos
Unidos da Campina 7 X 0 4P Futsal
Unidos da Campina 8 X 1 Trianon
Unidos da Campina 5 X 3 Fox SS
Unidos da Campina 2 X 4 Majewsky
Unidos da Campina 8 X 3 Agrotchê Bierhaus
Unidos da Campina 7 X 5 Majewsky
Unidos da Campina 9 X 3 Acadêmicos

Força Livre
Unidos da Campina 2 X 1 UFRGS
Unidos da Campina 4 X 2 Street Boys
Unidos da Campina 2 X 0 Atlético Futsal
Unidos da Campina 4 X 0 Village Carriére
Unidos da Campina 5 X 1 Jardim Figueira
Unidos da Campina 5 X 1 Grêmio Atlético Osoriense
Unidos da Campina 4 X 1 Penãrol
Unidos da Campina 5 X 2 Rabelo

Campeões
Categoria Adulto
2019 – Unidos da Campina (São Leopoldo)
2018 – SER Alvorada (Alvorada)
2017 – Unidos da Campina (São Leopoldo)
2016 – Amigos do Feijão (Sapucaia do Sul/Esteio)
2015 – SER Barra (Barra do Ribeiro)
2014 – AGF Futsal (Guaíba)
2013 – Sotlog (Sapucaia do Sul)
2012 – Atlético do Vale (Parobé)
2011 – Afusca (Cachoeirinha)
2010 – UJR/Feevale (Novo Hamburgo)
2009 – Flamengo (Esteio)
2008 – Starsul (Porto Alegre)
2007 – RCJ (Sapucaia do Sul)
2006 – Bruxos (Esteio)
2005 – Bandeirantes (Canoas)

Categoria Máster 40
2019 – Unidos da Campina (São Leopoldo)
2018 – Burger Brothers (Garibaldi/Bento Gonçalves)
2017 – AGFA (Gravataí)
2016 – Rápido Garibaldi (Garibaldi)
2015 – Majewsky (Porto Alegre)

Feminino
2019 – Unidos da Campina (São Leopoldo)

Botão Voltar ao topo