Rio Grande do Sul

23 escolas de Garibaldi receberam o Selo Escola Amiga da Natureza

Criar a consciência ambiental das crianças e jovens garibaldenses é uma das preocupações da Prefeitura de Garibaldi. Pensando isso, as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente trabalham juntas para que os pequenos se familiarizem com hábitos sustentáveis e criem atitudes de preservação ao meio ambiente desde cedo.

Há três anos, foi criado o projeto Selo Escola Amiga da Natureza, que oferece a certificação às escolas que desenvolvem atividades previstas e se envolvem para reforçar as ações ambientalmente corretas na comunidade escolar.

Neste ano, o projeto incluiu a criação de um calendário ecológico para o ano de 2020, arte com sementes, transformação de um espaço de escola em uma área sustentável, leitura e interpretação de obras sobre o tema, exposição de trabalhos e fotos, palestra para educadores e alunos, e a confecção de avental jeans (feito a partir do reaproveitamento de calças usadas).

Foram mais de 1.700 estudantes e 52 professores e diretores envolvidos no projeto neste ano. Participaram 23 escolas da Educação Infantil e Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular. A conclusão do projeto ocorreu no último mês. Após a execução de todas as atividades ao longo do ano, representantes das instituições de ensino receberam o selo Escola Amiga da Natureza.

“É muito importante que este tema esteja sempre presente nas escolas, para as próximas gerações serem mais conscientes que as nossas”, destacou a secretária municipal de Educação, Simone Rosanelli Chies. O secretário de Meio Ambiente, Arnaldo Seganfredo, lembrou a importância das secretarias trabalharem de forma conjunta pela causa. O projeto conta com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, com aprovação do respectivo conselho.

Receberam o selo as seguintes escolas:

EMEF Attílio Tosin
EMEF Madre Justina Inês
EMEF Madre Felicidade
EMEF Nossa Senhora da Glória
EMEF Pedro Cattani
EMEF Valentin Tramontina
EMEF Visconde de Cairu
EMEI Crescendo com Alegria
EMEI Criança Esperança
EMEI Espaço Aprender
EMEI O Mundo dos Pequeninos
EMEI Pingo de Gente
EMEI Semeando o Futuro
EMEI Tia Seli
EEEF Angelo Beal
EEEF Armando Peterlongo
EEEF Carlos Gomes
EEEF Heitor Mazzini
EEEF João Machado Rosa
EEI Castelinho Encantado
EEI ABC da Alegria
APAE
Colégio Sagrado

Botão Voltar ao topo