Rio Grande do Sul

Fecolônia 2019 é lançada em Panambi

A prefeitura de Panambi e a Emater/RS-Ascar lançaram oficialmente, nesta sexta-feira (9) a versão 2019 da Feira Estadual da Agroindústria Colonial (Fecolônia) e a Festa das Flores. A feira é considerada o maior evento do âmbito do poder público municipal e vai se realizar entre os dias 05 e 08 de setembro, no parque municipal Rudolfo Arno Goldhardt.

A projeção de negócios e de público é otimista. “A expectativa para este ano é que a gente ultrapasse um milhão em negociação e consiga ultrapassar a casa das 45 mil pessoas”, disse o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Rafael Jacques de Oliveira.

Há dois anos, as negociações alcançaram a cifra de R$ 188 mil e o público presente na Fecolônia foi de 15 mil pessoas. No ano passado, 35 mil pessoas estiveram no evento e o volume negociado passou dos R$ 600 mil.

Jovens e agroindústria

O caráter dinâmico das agroindústrias tem atraído os jovens para o negócio e isso pode auxiliar na resolução de um problema social. “Sabemos que temos 1,6% de jovens no meio rural na nossa região e a agroindústria é uma atividade que proporciona ao jovem ficar trabalhando na propriedade”, disse o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Vito Cembranel.

A produção agroindustrial em Panambi ganhou impulso a partir do apoio oferecido aos agricultores pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), do Governo do Estado. De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, Paulo Zambra, 32 agroindústrias do município foram beneficiadas pelo Programa.

Botão Voltar ao topo