NotíciasRio Grande do Sul

Concluída base da nova ponte sobre o Arroio dos Ramos em Caxias do Sul

Secretaria de Obras demoliu antiga travessia no distrito de Criúva para garantir mais segurança

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) concluiu, na última semana, a instalação das fundações da nova ponte sobre o Arroio dos Ramos, no distrito de Criúva, junto à Estrada Municipal 396. A obra começou no fim de junho e corre dentro do esperado. A próxima etapa dos serviços contempla a construção dos encontros das cabeceiras da ponte, estruturas que suportarão o aterro nas laterais do curso d’água. A nova travessia terá o dobro de largura e será mais alta, garantindo maior vazão.

Toda a antiga ponte foi demolida. Conforme análise da divisão de Engenharia Civil da pasta, uma das cabeceiras havia perdido a sustentação há alguns anos, devido a um processo de erosão ocasionado naturalmente pelo escoamento do arroio. Estimada em 40 anos, a estrutura era rústica, com parede de pedras e tabuleiro de concreto armado. A base era apoiada diretamente no curso da água, sem fundações. Após a retirada desse material, foi feita a escavação da área, o desvio temporário do curso do arroio e a instalação das fundações, processo que precisou ser feito em solo seco. Após essa etapa, o curso natural da água já foi retomado.

“Encontramos solo com boa capacidade de suporte sem necessidade de aprofundar muito as escavações. Já foram executadas as fundações do tipo sapatas corridas. Agora, estão sendo construídos os encontros das cabeceiras. Em seguida, serão feitos os apoios, para posterior colocação do tabuleiro da ponte nova e o reaterro do local. A estrutura ficará mais alta que a antiga, para ter maior vazão. Por isso, precisaremos fazer um ajuste na estrada com aterro, a fim de formar uma passagem maior que antes”, explica Leandro Pavan, engenheiro titular da Smosp.

A nova ponte foi fabricada no setor de artefatos de concreto da Secretaria de Obras, projetada pela divisão de Engenharia Civil. A estrutura é de concreto armado, com elementos pré-moldados, e já foi transferida da unidade matriz da Smosp até o local de aplicação. Ela será instalada assim que as cabeceiras estiverem concluídas.

O trânsito no local está bloqueado até o final dos trabalhos. A comunidade será alertada sobre a continuidade dos serviços, conforme as condições climáticas para execução. O desvio é orientado para a Estrada Municipal José Orceni Silveira Ramos, com ligação à via principal, Estrada Municipal Subprefeito Marcos Augusto Sandri.

Fotos: Jair Salvador e Luciane Modena

Melhoria

A necessidade da nova ponte foi constatada em 2017. Com isso, a estrutura foi projetada e construída ainda naquele ano e ficou aguardando na fila de trabalhos da pasta para instalação. A obra começou após a finalização de outros trabalhos mais urgentes.

A antiga ponte tinha altura de 2,8 metros. A nova terá 4,5 metros. O comprimento era de 5,2 metros, com 4,1 de largura. As medidas passarão para 6 metros de comprimento e 8,5 de largura. Todo o trabalho é desenvolvido internamente, com mão de obra e maquinário próprios da prefeitura. Isso representa uma economia de 30% em relação à contratação de uma empresa.

Botão Voltar ao topo