Cidades do RSRio Grande do Sul

Fogo simbólico da Pátria chega a Santa Cruz do Sul

O fogo simbólico da Pátria já está em Santa Cruz do Sul para as comemorações da Independência do Brasil. A chama chegou na manhã desta segunda-feira, 19, vinda do município de Venâncio Aires, em uma promoção da Liga de Defesa Nacional (LDN). A partir do posto da Polícia Rodoviária Federal, na RSC 287, a chama passou a ser escoltada por uma comitiva até o quartel do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, onde ocorreu a cerimônia oficial, com a presença de autoridades civis, militares, convidados e alunos do Programa AABB Comunidade. A vice-prefeita Helena Hermany prestigiou a cerimônia.

Após a apresentação da tropa e a execução do Hino Nacional, pela Banda do 7º BIB, a LDN fez a entrega da chama à secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, e ao comandante do 7º BIB, Coronel Christian Augusto dos Santos Cravo, que juntos acenderam a pira. O fogo permanecerá guarnecido no quartel até o dia 1º de setembro, quando então será conduzido ao Shopping Santa Cruz, para a abertura oficial da Semana da Pátria.

Durante seu pronunciamento, o comandante Cravo lembrou que o Brasil tem 500 anos de história e que a Semana da Pátria é uma oportunidade que a comunidade tem para render homenagens e lembrar a formação do Estado brasileiro. “A despeito de nossas diferenças individuais e dos problemas pelos quais passa o país, que possamos ser uma nação unida em prol do desenvolvimento do Brasil, honrando nossos antepassados e nos orgulhando de sermos brasileiros”, ressaltou.

Este ano, as comemorações da Semana da Pátrial têm como tema nacional, a Bandeira Nacional, como tema estadual o Parque Nacional Histórico Marechal Manoel Osório, e como tema municipal, os Símbolos de Santa Cruz do Sul. Já o município presta uma homenagem à professora Elisa Gil Borowski, idealizadora e uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e compositora do Hino de Santa Cruz do Sul.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Jaqueline Marques, a escolha dos símbolos municipais, o brasão, a bandeira e o hino, permite trabalhar nas escolas o resgate do sentimento de civismo e de cidadania entre os alunos. “Nossa rede de ensino já trabalha o tema de forma antecipada e no dia 7 de setembro, durante o desfile cívico-militar, representações das escolas vão apresentar tudo o que foi feito em sala de aula sobre o assunto”, disse. Ela lembrou também que as escolas públicas, municipais e estaduais, estão participando de um concurso de desenho com o tema Os símbolos cívicos de Santa Cruz do Sul.

A comissão organizadora da Semana da Pátria é composta pela Prefeitura de Santa Cruz do Sul, Comando Regional de Polícia Ostensiva – Vale do Rio Pardo, 23º Batalhão de Polícia Militar, 6ª Coordenadoria Regional de Educação, 7º Batalhão de Infantaria Blindado, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul, Colégio Marista São Luís, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Grupo Escoteiro MacLaren, Grupo Escoteiro Marista São Luís, Comando Rodoviário de Santa Cruz do Sul (2º BRBM), Serviço Social do Comércio (Sesc) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Botão Voltar ao topo