NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo: retirada de fiações nos postes inicia pela Joaquim Nabuco

Prefeitura, Ministério Público e RGE definem estratégia sobre a retirada do excesso de fiações em postes

Visando solucionar os problemas de fiações soltas e cabos inoperantes nos postes pelo município, a Prefeitura de Novo Hamburgo procurou o Ministério Público (MP) para continuar a intermediação junto à concessionária RGE, que administra a utilização dos postes, com cabos de energia elétrica, telefonia e internet. Uma ação conjunta já tinha ocorrido neste ano na Rua Lima e Silva, no Centro, com a padronização e o corte dos cabos das operadoras que estavam sem utilização.

Duas reuniões foram realizadas na última semana. A primeira, na quarta-feira, dia 14, que contou com a presença da prefeita Fátima Daudt, e o segundo encontro, na sexta-feira, 16, entre o secretário de Obras Públicas, Serviços Urbanos e Viários, Raizer Ferreira, ao lado de engenheiros da Prefeitura, a consultora de negócios da RGE, Elisandra Castro, e o promotor de justiça, Sandro de Souza Ferreira.

“Com a reta final das obras no Centro, gostaríamos que também os postes no perímetro das ruas que receberam a revitalização estivessem com a fiação fixada de forma padronizada, sem os fios caídos. Por isso, procuramos o MP para auxiliar em um novo acordo com a RGE”, explicou Raizer Ferreira.

No acordo firmado entre Prefeitura e RGE, os cabos nos postes da Rua Joaquim Nabuco serão os primeiros a receber a ação por estarem em uma situação mais crítica, oferecendo riscos. A concessionária ficou comprometida em realizar as notificações, autuações e ações técnicas junto às empresas de telefonia e internet, em um prazo de 15 dias, para solucionar os problemas. Ainda, foi dado o prazo de 30 de setembro para que todos os postes nas ruas revitalizadas no Centro recebam a ação.

Também ficou acordado que, ao final das intervenções na área central, será constituída uma comissão com representantes da Prefeitura, RGE e das operadoras para que realizem a ação em todos os bairros do município.

“Nossa intenção é que, depois da ação em toda a área central, expandirmos este trabalho bairro por bairro, em todo a cidade”, projetou o secretário de Obras.

Botão Voltar ao topo