Rio Grande do Sul

Agentes de trânsito de Gravataí terão câmeras acopladas ao uniforme

A partir de hoje (22), todos os agentes de trânsito de Gravataí estarão equipados com câmera acoplada ao uniforme. O município é o primeiro do Rio Grande do Sul a implantar um sistema de gravação de imagem e áudio acoplado ao uniforme dos agentes de trânsito, garantindo transparência e segurança durante as abordagens. O prefeito Marco Alba fez a entrega oficial do equipamento, na manhã desta quarta-feira, 21, à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semurb).

Os equipamentos têm o valor de aluguel de R$ 8 mil mensais. O dispositivo grava em HD (alta definição) por até dez horas, áudio e imagem, podendo fazer fotos simultaneamente. Além disso, a câmera possui sensor de infravermelho, com a função de “visão noturna” automática e identificação em escuridão total de objetos em uma média de 10 metros de distância. A abertura da lente é de 140 graus.

Para armazenagem do material e carregamento das câmeras há uma estação base (Dock Station) com capacidade de carregar a bateria de até oito câmeras simultaneamente e armazenamento de dados de 6 Terabytes. Todos os arquivos são gravados e salvos com data, hora e localização de GPS. Segundo o analista de soluções da Ditec (empresa responsável pela tecnologia), Robson Martinazzo, o material salvo na base poderá ser acessado a qualquer tempo sendo que a pesquisa poderá ser feita pelo nome do agente ou ainda pelo número da câmera.

Botão Voltar ao topo