NotíciasRio Grande do Sul

Comitiva de Caxias do Sul viaja aos EUA em busca de bons negócios

O chefe de gabinete, Chico Guerra, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego (Sdete), Emílio Andreazza, viajaram para os Estados Unidos na última segunda-feira (19). Durante essa semana, eles foram recebidos pelo governador do estado do Arkansas, Asa Hutchinson, e também pelo prefeito da cidade-irmã de Little Rock, Frank Scott Jr.

Hutchinson, que serviu em muitas administrações como a dos presidentes Ronald Reagan e George Bush, se mostrou muito receptivo com a comitiva caxiense e interessado no estabelecimento de novas rotas de comércio com o Brasil. Chico Guerra convidou o governador a visitar o Estado, principalmente Caxias do Sul.

Na ocasião da reunião com a cidade-irmã de Little Rock, a comitiva caxiense entregou ao prefeito norte-americano uma minuta de protocolo de intenções prevendo a cooperação das duas cidades em diversas áreas, bem como o estímulo ao desenvolvimento de comércio e negócios entre as regiões. “Não acreditem no que os jornais de Washington DC dizem, nós estamos abertos sim a fazer novos negócios!”, reiterou de maneira bem-humorada o prefeito Frank Scott Jr, após afirmar que a prioridade de seu governo será a interação econômica na relação das cidades-irmãs. O encontro contou também com a presença do chefe de gabinete Charles J. Blake e do secretário de Desenvolvimento Econômico de Little Rock, Grant Tennile.

A comitiva brasileira ainda foi recebida na Câmara de Comércio do estado do Arkansas pelo vice-presidente de Desenvolvimento Econômico, Ben France, e sua equipe, visando apresentar aos empreendedores o potencial existente em Caxias do Sul e região para investimentos nos próximos anos, com novas obras de infraestrutura como o Aeroporto da Serra Gaúcha, bem como a prospecção de novos negócios entre as duas regiões.

Durante a viagem, a delegação brasileira também foi recebida pelo diretor executivo Bryan Day, da Port Authority de Little Rock, um consórcio público que opera o Porto de Little Rock e o sistema de ferrovias no estado do Arkansas. O local conta ainda com um privilegiado sistema de rodovias interestaduais e aeroporto interligados, com posição privilegiada de Little Rock para o acesso ao sul dos Estados Unidos. O escoamento de sua produção é feito em menos de cinco horas até o Golfo do México, onde as mercadorias são importadas e exportadas para o mundo inteiro.

A comitiva ainda visitou a Universidade do Arkansas em Little Rock (UALR) e centros tecnológicos da cidade, os quais têm foco dedicado ao desenvolvimento de startups, principalmente as “fintechs”, dedicadas à inovação no setor financeiro. Andreazza destaca a iniciativa servirá ao interesse do ecossistema de inovação que tem se formado em Caxias do Sul, com a participação do poder público, academia e, principalmente, a iniciativa privada.

Para homenagear as autoridades caxienses, Little Rock iluminou as pontes da cidade com as cores do Brasil.

Botão Voltar ao topo