NotíciasRio Grande do Sul

Descarte irregular de lixo e carcaça de carro encontrados em São Leopoldo

Nesta manhã (23), uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Públicos (Semurb) de São Leopoldo localizou um descarte irregular de resíduos sólidos e uma carcaça de um veículo incendiado, em uma área próxima da ponte do Rio dos Sinos, na avenida Mauá, no Centro. Os resíduos foram identificados como oriundos de estabelecimentos comerciais do centro. Em relação à carcaça do veículo encontrado os fiscais acionaram a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Brigada Militar para tomarem as providências necessárias.

Conforme o diretor de Limpeza Pública, Gilmar Zwetsch, ao inspecionar os resíduos descartados irregularmente foi possível identificar dois estabelecimentos comerciais. “Ambos se enquadram como grandes geradores e por lei são responsáveis pelo acondicionamento, transporte e destinação dos resíduos gerados em suas atividades”, informou Gilmar.

Ainda conforme Zwetsch, a equipe de fiscalização de Limpeza Pública procedeu a lavratura de auto de infração, enquadrando os estabelecimentos de acordo com a Lei Municipal Nº 6.463/2007, podendo as multas a serem impostas chegar ao valor de até 5 mil UPM’s, cerda de R$ 18.950,00. “Esse valor pode ser triplicado, por tratar-se de infratores reincidentes no cometimento do mesmo delito”, esclareceu. Além da penalidade de multa, os infratores deverão providenciar a limpeza do local, a destinação correta dos resíduos, comprovar as providências adotadas e adequar-se de acordo a legislação municipal vigente. Os recicláveis podem ser doados para as cooperativas de catadores sem custos, através da coleta seletiva.

Botão Voltar ao topo