Saúde

Dor nos ovários: sintomas e diagnóstico

A dor no ovário manifesta-se por dor no baixo ventre, em um ou nos dois lados, que às vezes irradia para a parte inferior das costas. Quando ocorre dor ovariana, é importante verificar se ocorrem durante a ovulação ou a menstruação (dor cíclica) ou em momentos imprecisos fora do ciclo menstrual.

Para fazer um diagnóstico, seu médico também perguntará sobre a duração da dor e sua intensidade, levando em conta a sua idade e quaisquer sinais (febre, por exemplo) associados a estas dores pélvicas. Os testes necessários para entender a origem da dor no ovário podem ser:

  • exame de sangue para descartar a possibilidade de uma infecção
  • ultrassonografia pélvica para excluir a presença de um cisto ou tumor ovariano
  • biópsia em caso de dúvida sobre o aparecimento de um cisto ou tumor.

Principais causas de dor pélvica

A dor pélvica não afeta necessariamente o ovário em si. Dependendo do tipo de dor, pode sugerir várias causas.

O médico pode direcionar o diagnóstico para:

  • uma gravidez ectópica
  • a formação súbita de um cisto ovariano ou sua ruptura,
  • infecção de um tronco uterino (salpingite),
  • pedras no trato urinário,
  • endometriose,
  • síndrome pré-menstrual (saída do óvulo),
  • câncer de ovário

O diagnóstico permitirá que o médico prescreva um tratamento adaptado à situação.

Cirurgia para câncer de ovário

A cirurgia é frequentemente a primeira linha de tratamento para pacientes com câncer de ovário. Para pacientes com câncer em estágio inicial, a cirurgia pode ser o único tratamento necessário.

Foto por: StudioPeace

Existem vários procedimentos cirúrgicos que podem ser usados ​​para tratar o câncer de ovário. Os oncologistas ginecológicos são cirurgiões qualificados que cuidam de um grande volume de pacientes com câncer de ovário. Eles têm experiência especial em procedimentos para remover tumores ovarianos avançados do abdômen.

Remoção de ovário

Se o câncer estiver limitado ao ovário, seus médicos poderão controlá-lo removendo o ovário e a trompa de falópio. Este procedimento é chamado de salpingo-ooforectomia. Pode ser realizado em um ou ambos os ovários, dependendo da extensão do seu câncer.

As salpingo-ooforectomias podem ser realizadas por laparoscopia/robótica, por meio de pequenas incisões ou por meio de uma incisão aberta. Seus médicos decidirão qual tipo de procedimento funcionaria melhor para você.

A maioria das pacientes se recupera rapidamente após a cirurgia de remoção do ovário. Alguns pacientes não precisam ficar no hospital e podem receber alta no mesmo dia.

Histerectomia total

Se o câncer se espalhou além dos ovários, você pode exigir uma histerectomia total, bem como a remoção de um ou dos ovários incômodos. Durante uma histerectomia total, os cirurgiões removem o útero e o colo do útero. Existem várias maneiras de fazer isso. Se o procedimento estiver sendo realizado por laparoscopia/robótica, o paciente precisará apenas de várias pequenas incisões. Outras vezes, o cirurgião terá que fazer uma incisão maior no abdômen para realizar o procedimento com segurança e eficácia.

Seu tempo de recuperação dependerá do tipo de procedimento que seu cirurgião realizar. Os pacientes submetidos a procedimentos laparoscópicos ou minimamente invasivos geralmente se recuperam mais rapidamente do que os pacientes submetidos a procedimentos abertos mais tradicionais. Seu cirurgião escolherá a melhor abordagem para você, seu corpo e sua condição.

Omentectomia

O omento é uma camada de tecido que cobre os órgãos do abdômen, incluindo o cólon e o estômago. Consiste em uma delicada rede de vasos sanguíneos, gânglios linfáticos, vasos linfáticos e nervos. Às vezes, o câncer de ovário pode se espalhar para o omento.

Uma omentectomia é um procedimento para remover o omento. Seu cirurgião pode realizar uma omentectomia ao mesmo tempo que uma ooforectomia ou histerectomia, dependendo de quão longe o câncer se espalhou.

Cirurgia citorredutora

Idealmente, todo paciente com câncer de ovário exigirá tratamento com cirurgia e quimioterapia. Seu oncologista ginecológico precisará decidir o melhor momento para a cirurgia com base na extensão de sua doença, bem como em suas outras condições médicas. A cirurgia citorredutora, ou redução do tumor, é um procedimento que os cirurgiões utilizam com cada vez mais sucesso. Uma vez que o objetivo da cirurgia citorredutora é remover todo o tumor que é visível a olho nu, às vezes isso não é viável e, em seguida, administrar a quimioterapia primeiro é benéfico para o paciente. Normalmente, os pacientes recebem 3 a 4 ciclos de quimioterapia e, após a imagem radiográfica, são submetidos a uma cirurgia citorredutora seguida de quimioterapia adicional.

Botão Voltar ao topo