Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves já formou mil agente da natureza

O Projeto Agentes da Natureza: Plantando Sementes para o Futuro e Agentes da Melhor Idade já formaram juntos em Bento Gonçalves, desde 2013, cerca de 1.000 pessoas, entre crianças e idosos. Os dados foram divulgados nesta semana pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Cada agente da natureza tem a missão de atuar como fiscal de transformação ambiental em sua família e comunidade.

A coordenadora do setor de Educação Ambiental, Simone Lemos, afirma que os agentes permanecem ativos no Município. “A iniciativa busca despertar o interesse dos cidadãos para atitudes que minimizem os impactos ambientais, tornando-se multiplicadores na comunidade. Esse incentivo é primordial desde a infância, pois desenvolve um sentimento de pertencimento e respeito ao ambiente”, destaca.

Cada participante recebe uma carteirinha que lhe dá o direito e a responsabilidade de ser um cidadão que prima pelo equilíbrio ambiental e a sadia qualidade de vida. Dentro do programa, os integrantes recebem capacitação teórica e participam de visitas técnicas, conhecendo melhor o caminho e a destinação dos resíduos no Município. A ação conta com o apoio do Sesc Fecomércio/RS.

Somente neste ano, 200 crianças se tornaram um agente e mais 70 idosos estão previstos até o fim deste ano.

Botão Voltar ao topo