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Lojistas da região metropolitana compartilham experiências e firmam parcerias para negócios mais competitivos

Com apoio do Sebrae, Redes Paper, Unicalce e Redvis reúnem lojistas dos setores de papelarias, calçados e ópticas para discutir sobre o mercado e conhecer os benefícios do trabalho em rede

Com as salas Inovação e Hub do espaço de negócios e conexões do Sebrae lotadas, os presidentes das Redes Paper, Unicalce e Redvis apresentaram a lojistas dos ramos de papelarias, calçados e ópticas os benefícios do trabalho desenvolvido nas centrais de negócios, na manhã de quarta-feira (21). O encontro, que reuniu empreendedores da região metropolitana, ocorreu na sede do SebraeRS, no Centro Histórico de Porto Alegre.

O presidente e fundador da Rede Paper, Vitor Haubert, deu início à solenidade apresentando as três categorias de associados existentes na central de negócios, sendo elas: associado fundador, associado efetivo e associado comprador. Haubert anunciou o novo centro distribuição da Paper, construído em Novo Hamburgo, com 320m², no Bairro Rincão. A nova sede deve triplicar a capacidade de atendimento da demanda de distribuição da rede.

Rubem Schollmeier, Elenice Neuvald, Vitor Haubert e André Blume participaram de uma rodada de perguntas e respostas

A convite da Paper, o representante da Tilibra, Roberto Pettersen Hill, comentou sobre os desafios enfrentados pelos empreendedores no Brasil. “O empresário que decide abrir uma loja no país, hoje, gerando empregos e pagando impostos, merece uma salva de palmas”, salienta. Pettersen destacou ainda a importância da atuação colaborativa desenvolvida nas centrais de negócios.

André Blume, presidente da Redvis, apontou a missão da rede, que visa fomentar a cooperação entre os associados. Ele apresentou cases de associados que, a partir da adesão à central de negócios, aumentaram em cerca de 100% o número de PDVs e média de 150% no faturamento. Blume destacou os principais benefícios oferecidos aos associados, como o acesso ao material de vitrine padronizado, prazos mais flexíveis e ações de marketing compartilhadas. “Temos uma equipe de marketing, uma de negociação e outra de inovação. Nosso princípio é a confiança”, explica. Outro benefício é o fornecimento com descontos dos produtos de marca própria, como estojos de óculos, além de melhorias e organização do layout em conformidade com a identidade visual da Redvis.

Fabiano Oliveira Vieira, consultor do Laboratório Stürmer, um dos fornecedores da Redvis, comenta sobre os benefícios da atuação de forma cooperativa. “Oferecemos descontos para os associados e verba de marketing para a rede, mas também ajudamos os associados a desenvolverem os seus negócios”, frisa.

Qualidade e inovação

Com foco em gestão e planejamento, a presidente da Unicalce, Elenice Neuvald, explica que o trabalho em rede não se limita à concessão de preços mais acessíveis. “Somos muito mais do que desconto em compras. Nosso objetivo é gerar competitividade para as empresas associadas e qualificar os seus times de gestores”. Elenice também sublinha a importância da inovação dentro da Unicalce, anunciando a loja que será inaugurada no próximo sábado, 23 de agosto, em Ivoti, por uma lojista de Santo Antônio da Patrulha.

As compras em conjunto são outro ganho do lojista que opta pelo trabalho em rede. Além disso, o Sebrae oferece apoio aos associados com palestras e capacitações voltadas ao atendimento e gestão dos negócios. Padronização de fachadas, comunicação interna e material de PDV também são benefícios do associado Unicalce, além do incremento na variedade de produtos.

A convite da Unicalce, André Schilling, gerente de vendas da Picadilly comenta sobre o potencial de fortalecimento que o trabalho em grupo oferece às marcas. “Estamos sempre abertos a negociar com a Unicalce. Queremos nos manter dispostos a trabalhar com vocês para que possamos seguir gerando valor.”

Redvis, Paper e Unicalce reuniram lojistas de seus respectivos setores para um evento de expansão na manhã de hoje

Rubem Schollmeier, gestor de Projetos do Sebrae RS, responsável por conduzir a rodada de perguntas e respostas, explica a utilização da nomenclatura Central de Negócios. “Dentro das redes são desenvolvidas atividades de forma colaborativa e compartilhada, com decisões tomadas por comitês, mas o objetivo final é gerar renda e fechar negócios. Por esta razão, usamos o termo central de negócios”.

Inter cooperação – A cooperação entre as três redes foi destacada por Shollmeier. Segundo ele, esta foi uma inovação que ainda não havia presenciado. “Mostra ainda mais a força do compartilhamento de ideias e de projetos com o mesmo fim”.

A atuação em rede

André Blume, comenta que, além de firmar parcerias, a atuação em rede envolve o aprimoramento e qualificação dos gestores. O presidente explica que a adesão à Redvis não obriga o lojista a substituir o nome atual da loja, por exemplo. “O associado pode optar por mudar o nome quando se sentir à vontade. Ou também, pode manter o nome atual, com Redvis na parte inferior do logo.” No entanto, Blume destaca que a adesão geralmente ocorre de forma espontânea, pois o próprio marketing da Redvis se torna um facilitador para o reconhecimento da marca, com a adesão da identidade visual da central de negócios.

Unidos por um mesmo propósito

“Uma grande família formada por pessoas desconhecidas com um mesmo propósito”. Essa foi a definição de rede elaborada pelos lojistas presentes que acompanharam o evento. Durante a rodada de perguntas e respostas, integrantes das redes prestaram depoimentos emocionados sobre a relação de cumplicidade entre os associados. “Mais do que negócios, entre as redes existe afeto e carinho”, resume a associada da Paper, Eronita Haubert.

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