Rio Grande do Sul

Santo Antônio da Patrulha completa 259 anos neste sábado

Santo Antônio da Patrulha está entre os quatro municípios mais antigos do estado e irá completar 259 anos neste sábado (31). Junto com Santo Antônio, Rio Grande, Rio Pardo e Porto Alegre foram as primeiras cidades  criadas em solo gaúcho.

Colonizado basicamente por açorianos, com o decorrer do tempo, o município, que hoje tem mais de 42 mil habitantes, passou a ser ocupado também por italianos, alemães e poloneses. Em 31 de agosto de 1760, foi elevado à condição de Freguesia e inaugurou a Capela Curada de Santo Antônio da Guarda Velha de Viamão. Uma história de amor proibido entre Inácio e a jovem Margarida faz parte da fundação do município.

A data foi instituída como comemorativa pelo prefeito Daiçon Maciel da Silva no ano passado, através da Lei nº 7.952/17. Até então, os patrulhenses celebravam a data de 3 de abril de 1811, quando foi instalada a Câmara de Vereadores.

Confira a programação do fim de semana:

Sábado, dia 31

9h: Juramento à Bandeira, no Ginásio de Esportes Caetano Tedesco.

Domingo, 1º

Domingo Cultural Especial – 10 anos da FURG em Santo Antônio da Patrulha: Festival de Integração e Cultura – FURG e Prefeitura Municipal, na Praça da Boa Viagem.

14h30: Apresentação musical dos estudantes do Campus FURG-SAP.

15h: Apresentação das rainhas das equipes da I Gincana Cultural de Santo Antônio da Patrulha.

15h30: Projeto SAP Mais Acessível – FURG e AABB Comunidade.

16h: Apresentação do Grupo Focal do Movimento Coral FURG.

17h: Apresentação da BIG BAND/FURG (na Igreja da Boa Viagem).

Botão Voltar ao topo