Rio Grande do Sul

Praça Leopoldo Rosenfeldt é entregue totalmente revitalizada em Gramado

A Praça Leopoldo Rosenfeldt (Bairro Planalto), popularmente conhecida como Rótula das Bandeiras, foi entregue para os gramadenses totalmente revitalizada nesta quinta-feira, 29. A obra da rótula recebeu um investimento de cerca de R$ 100 mil da Nazale Incorporadora através do “Programa Adote Uma Praça”. A cerimônia que marcou a entrega do espaço contou com a presença do prefeito Fedoca Bertolucci (PDT).

“Nós hoje estamos inaugurando uma obra significativa, que acabou se realizando a partir do entendimento sério e transparente. A revitalização da praça foi uma incumbência que a Nazale Incorporadora assumiu sem mesmo saber os custos. Fizemos um acordo de serviços e produtos e não de dinheiro. E hoje estamos entregando a praça que é muito representativa para Gramado e para os gramadenses, disse o prefeito.

Prefeito Fedoca Bertolucci, com o secretário de Esportes, Jacó Schaumloeffel, Jorge Bertoluci (neto de Leopoldo Rosenfeldt), José Nazareno (diretor da Nazale) e Fabrício Bertoluci – Fotos: Carlos Borges e Sophia Dienstmann

O secretário de Esporte e Lazer, Jacó Schaumloeffel, que acompanhou a execução do projeto, afirmou que através da revitalização, “buscou-se resgatar a história da praça e também trazer um pouco mais de segurança para quem frequenta o local”, afirmou.

Ele também ressaltou que um dos pontos mais importantes com esse projeto é a busca de outros parceiros na iniciativa em contribuir com a Lei 3.735/2019, que institui o Programa Adote uma Praça.

“Essa lei nos possibilita que através da parceria com as empresas, a gente consiga investir em outros bairros que até então não tinham praças. É importante frisar que essa parceria não envolve nenhuma operação financeira. Todo o recurso é através da empresa com os fornecedores”, concluiu.

Para o diretor da empresa Nazale, José Nazareno, a parceria público-privada é de extrema importância para o desenvolvimento da cidade. “É muito gratificante podermos fazer parte desse tipo de iniciativa. Queremos ser parceiros de Gramado que é uma cidade muito bem cuidada pelo poder público e pelos gramadenses que nela vivem”, finalizou.

LEI MUNICIPAL

A Lei 3.735, de abril de 2019, revoga uma legislação anterior, e institui o “Programa Adote Uma Praça”. Em seu artigo primeiro, a norma dispõe que: “Fica instituído o Programa Adote Uma Praça, com o objetivo de buscar apoio de pessoas físicas ou jurídicas, com fins lucrativos ou não, para revitalização, conservação, manutenção, zeladoria, melhoria e fiscalização de praças, logradouros e equipamentos públicos, bem como áreas públicas existentes no município de Gramado, assim como para participar, no todo ou em parte, da implantação de novos equipamentos comunitários.”

Botão Voltar ao topo