Rio Grande do SulSanta Catarina

Suporte terapêutico ao tratamento da saúde mental em Sapucaia do Sul

Em Sapucaia do Sul, um grupo de mulheres se reúne para bater-papo, trocar experiências e soltar a criatividade confeccionando peças em tricô, crochê e bordado. Isto já acontece há quatro anos, sempre às quartas-feiras, e sintetiza a rotina das pacientes atendidas no Centro de Atenção Psicossocial CAPS II – Bem-estar, em Sapucaia do Sul. Mais do que aprender novas técnicas de artesanato, a participação na Oficina Fios e Agulhas, oportuniza a socialização, o desenvolvimento cognitivo e a geração de renda, entre outros benefícios, comprovando que o tratamento em saúde mental vai além do uso de medicamentos.

A enfermeira do CAPS II, Verônica Magalhães, afirma que as oficinas são importantes, como parte do tratamento realizado na unidade e têm o objetivo de estimular a convivência, fortalecer os vínculos entre os usuários e equipe, além de estimular o desenvolvimento cognitivo. Segundo a psicóloga residente Simone Poletto, através da oficina e do trabalho manual, elas conseguem também trabalhar a memória afetiva.

Silvia Orlandi, de 50 anos, participa da oficina desde que a mesma iniciou. “É muito bom vir pra cá. A gente aprende, conversa, fala da vida e faz muito crochê e tricô”, disse Silva que, hoje, já ensina as demais e dá dicas de novos pontos e modelos de peças que servem tanto para o vestuário, quanto para a decoração.

Além da Oficina Fios e Agulhas, o CAPS II – Bem-estar trabalha outras oficinas como suporte terapêutico no tratamento da saúde mental, como a oficina de artesanato; meditação, reiki e yoga; grupos de conversar; grupos familiares; oficina esportiva; de música com a Roda de Música na Praça General Freitas, horta, entre outras. O CAPS II – Bem-estar, fica na Rua General Osório esquina com rua Guerreiro Lima, no bairro Santa Catarina.

Botão Voltar ao topo