Cidades do RSRio Grande do Sul

Nova feira rural de Santa Cruz do Sul será inaugurada em outubro

Moradores do Bairro Santo Inácio em Santa Cruz do Sul poderão contar, a partir de outubro, com uma nova feira rural de produtos orgânicos. A estrutura que está sendo construída para abrigar os feirantes da Avenida Senador Alberto Pasqualini deve ser inaugurada até a 35ª Oktoberfest, estima o secretário municipal de Agricultura, Elo Schneiders. O novo espaço fica na Praça Hainsi Gralow, na esquina das ruas Augusto Spengler com a Conselheiro Trockel.

O complexo de alvenaria, de cerca de 54 metros quadrados, será coberto e contará com box coletivo para seis feirantes, espaço para agroindústria, banheiro e estacionamento para descarga de produtos. As obras iniciaram em junho e estão na fase de colocação do telhado. Depois, ainda serão feitos os acabamentos e a instalação das redes elétrica e hidráulica. Ao todo, serão investidos R$ 96 mil, com recursos do Fundo Municipal de Agricultura. A empresa responsável pela obra é a Ônix TBK, de Santa Cruz do Sul.

Schneiders destaca que, inicialmente, 12 famílias serão beneficiadas com a nova estrutura. “Os feirantes estão em uma calçada há anos, sem uma estrutura adequada para a atividade. A pedido do prefeito Telmo, construímos a feira da Avenida Independência e providenciamos um espaço para a comercialização dos produtos sem agrotóxicos. A Praça Hainsi Gralow foi uma sugestão da própria associação de moradores e fica somente a duas quadras da feira atual.” Em setembro, deve iniciar a elaboração do projeto para construção de uma feira rural em Linha Santa Cruz.

O coordenador das feiras rurais do município, técnico agrícola Moisés Mora, comenta a crescente demanda por produtos orgânicos e a oportunidade para as famílias. “É uma política do governo municipal criar acesso ao mercado, a fim de agregar renda e diversificar a produção dentro das propriedades.” De acordo com ele, em setembro, a Secretaria de Agricultura deve começar o cadastramento de novos feirantes interessados em comercializar produtos orgânicos.

Botão Voltar ao topo