Serra Gaúcha

SMTTM acompanha nova faixa experimental na Os Dezoito do Forte em Caxias

Medida que busca melhorar mobilidade na via passou a valer nesta segunda (02/09) em trecho entre Alfredo Chaves e Marquês do Herval

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade de Caxias do Sul (SMTTM) acompanhou durante esta segunda-feira (02/09) o comportamento do tráfego de veículos na rua Os Dezoito do Forte. A via, no trecho entre a Alfredo Chaves e a Marquês do Herval, ganhou uma nova faixa de circulação implementada pela pasta de forma experimental. Fiscais de trânsito estiveram durante todo o dia no local e permanecerão ao longo da semana para orientação aos motoristas sobre as novas regras de utilização do espaço. O titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, também esteve na via para observações e contato com a comunidade.

faixa experimental na Os Dezoito do Forte 1 - SMTTM acompanha nova faixa experimental na Os Dezoito do Forte em CaxiasA nova faixa de circulação funciona de segunda a sexta-feira, entre 6h e 20h. Nestes horários, o trecho da Os Dezoito do Forte dispõe de três pistas para o tráfego de veículos, além do corredor exclusivo para ônibus do transporte coletivo. A medida busca ampliar a capacidade de circulação da via e evitar lentidão no tráfego de veículos e formação de filas duplas, principalmente nos horários de intenso movimento, como final da manhã e início e término do dia. Fora destes horários, ou seja, entre 20h e 6h, e aos finais de semana, o espaço será exclusivo para estacionamento. Como não há cobrança à noite, a utilização das vagas é gratuita.

Publicidade

De acordo com Soares, ainda que seja cedo para avaliar os impactos da medida, a circulação na terceira faixa foi satisfatória em determinados períodos. Segundo ele, o novo espaço contribuiu para que os condutores que precisam converter à esquerda na Marquês do Herval ou que necessitam acessar as duas instituições de ensino próximas ao local deixassem as duas faixas centrais da via para quem deseja seguir em frente, por exemplo, beneficiando a fluidez no trânsito e evitando congestionamentos.

“Nossa avaliação nesse primeiro dia é que a medida é bastante positiva. Em comparação com outros dias, visivelmente funcionou bem. Ainda é preciso mais alguns dias para que os condutores se acostumem com a alteração. Mas é importante ressaltar que estamos testando e analisando todos os impactos da medida, em diferentes pontos e visões”, destaca.

Soares chama a atenção para dois pontos observados durante o primeiro dia. Um deles é que os condutores que acessam a Os Dezoito do Forte pela Borges de Medeiros e precisam utilizar a faixa da esquerda evitem deixar o veículo atravessado na via e se posicionem mais à frente. Caso não seja possível, a orientação é que eles façam uma nova volta na quadra e tentem ingressar na faixa em outra oportunidade. O segundo cuidado é que os motoristas que precisam converter na Marquês do Herval ou acessar as escolas devem utilizar a nova faixa da esquerda e não mais as pistas centrais. A prática provoca lentidão no trânsito e confusão nos acessos.

Publicidade

“Segue valendo a mesma recomendação. Caso a faixa esteja cheia, é fundamental que o motorista contorne os acessos, utilizando a Dr. Montaury, por exemplo, e tente novamente pela Alfredo Chaves e acesse a nova faixa desde o início. Precisamos que o motorista colabore e entenda que o foco neste momento é a busca de soluções para os gargalos no trânsito”, reforçou o secretário.

Durante os períodos em que esteve no local, Soares conversou com a comunidade, ouviu demandas de lojistas e explicou o objetivo da administração municipal em implementar as alterações com foco na mobilidade e na resolução de problemas no dia a dia da comunidade. A medida valerá durante todo o mês de setembro e seguirá sendo acompanhada pela equipe da secretaria.

faixa experimental na Os Dezoito do Forte 3 - SMTTM acompanha nova faixa experimental na Os Dezoito do Forte em Caxias
Fotos: Leonardo Portella

A SMTTM alerta também para que a comunidade fique atenta aos horários. Quem estiver estacionado fora do período de permissão estará sujeito a autuação. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em local proibido em desacordo com a sinalização é uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O veículo também será removido de circulação (guinchado).

Sinalização

Além da instalação de placas, que regulamentam a proibição de parada e estacionamento no trecho, equipes do departamento de Sinalização Viária da SMTTM realizaram a pintura do meio-fio em amarelo, ferramenta que contribui visualmente para que os motoristas identifiquem a nova função do espaço. Também foram instaladas fitas para proteção de pedestres.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios