DestaqueRS

Associação Regional Sakura realiza 1º Jantar Típico Japonês em Ijuí

Aconteceu neste sábado (31), em Ijuí, o 1º Jantar Japonês da Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura. O evento contou com a presença do Consul do Japão no Rio Grande do Sul, Takashi Kondo. “O objetivo foi divulgar a cultura, por meio da culinária típica e apresentações artísticas”, pontua o presidente Mateus Asada. O prefeito Valdir Heck e a primeira-dama Jussara Heck, assim como outras lideranças do município e do Movimento Étnico de Ijuí, também prestigiaram o evento.

Na ocasião, o grupo Taiko Ikigai Daiko, um dos projetos contemplados com recursos Fundo de Apoio à Cultura (FAC), cujo edital é de iniciativa do Poder Executivo de Ijuí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, fez sua primeira exibição. A noite foi marcada também pelas apresentações do grupo de danças Aika e de Cheila Oba com belíssimas interpretações de canto em japonês. “Foi um momento singular para todos nós. Os convidados puderam fazer uma imersão, na cultura japonesa, através da gastronomia e das apresentações. Também tivemos a oportunidade de mostrar que a culinária japonesa não se baseia em Sushi e Sashimi como muitos pensam”, destaca o presidente.

Publicidade

colijui 623x468 - Associação Regional Sakura realiza 1º Jantar Típico Japonês em Ijuí

Ainda segundo Mateus, entre os pontos altos da noite, merece destaque também a cerimônia do Kagani Biraki. “Esta cerimônia simboliza a abertura de um caminho afortunado, que traz o desenvolvimento e o progresso. Representa um novo horizonte que se inicia a partir deste momento”, frisa.

A Associação – Em meados dos anos 80, a colônia japonesa de Ijuí já sonhava em participar do movimento étnico que surgia. Mas à época muitos japoneses foram convidados a retornar ao Japão para trabalhar devido à escassez de mão de obra que seu país enfrentava, o que acabou adiando a realização desse sonho. Trinta anos mais tarde, em 22 de outubro de 2017, uma reunião com as autoridades do município de Ijuí, durante a ExpoIjuí/Fenadi, os descendentes voltaram a demonstraram interesse em se integrar à União da Etnias de Ijuí, retomando o projeto de seus pais. E, assim, no dia 5 de novembro de 2018 nasceu oficialmente a Associação Regional de Cultura Japonesa – Sakura.

Publicidade
Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios