Rio Grande do Sul

Gramado: Agroindústria de mel é destaque da agricultura familiar na Expointer

Em cerimônia na noite de quinta-feira, 29 de agosto, foram divulgados os vencedores do 8º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar da 42° edição da Expointer. O concurso avaliou os melhores nas seguintes categorias: vinho tinto fino seco; vinho tinto de mesa seco; suco de uva; queijo colonial; salame; cachaça prata; cachaça envelhecida; cachaça envelhecida extra premium e mel.

Na categoria de melhor mel, a agroindústria “Apis Gramado”, da Linha Marcondes, ficou em segundo lugar. No ano passado, a agroindústria, que tem o apoio do Programa Gramado Colônia, através da Secretaria da Agricultura, também se destacou no concurso obtendo o primeiro lugar.

O secretário da Agricultura, Alexandre Meneguzzo, acompanhou as cinco agroindústrias de Gramado que participaram da Feira da Agricultura Familiar. Os produtos oferecidos pelos gramadenses foram: mel, laticínios, geleias e patês vegetais.

EXCURSÃO

Durante a Expointer, a Secretaria da Agricultura disponibilizou, de forma gratuita, dois ônibus para o transporte dos agricultores e suas famílias. O grupo foi formado por 91 pessoas e teve o acompanhamento da extensionista rural da Emater de Gramado, Janete Basso Costa.

Ônibus para o transporte dos agricultores e suas famílias durante a Expointer – Fotos: divulgação e Carlos Borges (arquivo)

A excursão é organizada anualmente pela Secretaria da Agricultura e Emater, com objetivo de oferecer às famílias agricultoras a oportunidade de conhecer novas tecnologias, buscar informações para aumentar a produtividade na propriedade rural, conhecer o trabalho das agroindústrias familiares do estado, participar de palestras, entre outras atividades.

 

Botão Voltar ao topo