Rio Grande do Sul

Abaixo de chuva, Santa Maria celebra o 7 de Setembro na Avenida Medianeira

Centenas de pessoas desfilaram em homenagem à Independência do Brasil

O tempo não colaborou muito, verdade, mas, mesmo abaixo de chuva, o público lotou a Avenida Medianeira, onde centenas de pessoas desfilaram ou prestigiaram o Desfile Cívico de 7 de setembro, neste sábado. Conforme a organização, cerca de 30 mil pessoas estiveram no local. Estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares, além de pelotões do Exército, da Aeronáutica, da Brigada Militar, entre outras entidades, cruzaram a avenida para exaltar o amor à Pátria.

O prefeito Jorge Pozzobom; o vice-prefeito Sergio Cechin; o comandante da 3ª Divisão de Exército, general de divisão Mauro Sinott Lopes; o Comandante da Ala 4, coronel aviador Elison Montagner; o Coronel José Nilo Corrêa Alves, comandante do Comando Regional de Polícia Militar (CRPO) Central; o Arcebispo Metropolitano, Dom Helio Adelar Rubert; a presidente da Câmara de vereadores, Dra. Cida Brizola; e outras autoridades civis e militares acompanharam a passagem das instituições.

Fotos: Ariéli Ziegler

Neste ano, Santa Maria celebrou como tema da Semana da Pátria “A Bandeira do Brasil”, e o Parque Histórico Marechal Manoel Luiz Osório foi o tema regional. Em nível local, o tema foi Sustentabilidade, com o slogan “Pátria Amada Sustentável: Eu, Tu, Nós, Juntos!”. Os destaques locais foram o Instituto São José e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, que completa sete décadas de fundação em 2019. O homenageado local foi o escritor Humberto Gabbi Zanatta, que morreu em dezembro do ano passado. Os homenageados institucionais são a 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE), que completa 80 anos de fundação, o Hospital Geral de Santa Maria – Hospital Militar, que celebra um século de atendimentos, e o Parque Natural Municipal dos Morros.

O desfile começou após a chegada do Fogo Simbólico da Pátria e do hasteamento das bandeiras. Para receber os estudantes das escolas, o chefe do Executivo, o vice-prefeito e secretários de Governos, mesmo com a forte chuva, foram até a avenida e cumprimentaram todos os estudantes, professores e servidores que desfilaram.

“Esse é, sem dúvida, um dos maiores desfiles de 7 de Setembro já realizados em Santa Maria. Obrigado a todos por virem até aqui e por exaltar o amor à nossa Pátria”, disse o prefeito Jorge Pozzobom.

No fim do desfile ocorreu a extinção do Fogo Simbólico, que foi realizada pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelo comandante da 3ª Divisão de Exército, general de divisão Mauro Sinott Lopes. Antes da extinção, foi tirada uma centelha do Fogo Simbólico para uni-la à Chama Crioula – que estava prevista para ser distribuída às entidades tradicionalistas neste sábado, mas, devido à instabilidade climática, foi transferida para o dia 14 de setembro, no Parque da Medianeira.

Participaram das celebrações do Dia 7 de Setembro, o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; a secretária de Educação, Lúcia Madruga; a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella; o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas; a controladora Geral do Município, Carolina Lisowiski; o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; e o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

Botão Voltar ao topo