NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Grupo de Investimento Hélice pré-seleciona 29 startups para etapa de aceleração

Warm up acontece em Caxias do Sul nesta sexta-feira e sábado, 13 e 14 de setembro, e 04 e 05 de outubro, em parceria com a TecnoUCS e a VENTIUR

O Grupo de Investimento Hélice, em parceria com a TecnoUCS e a VENTIUR Aceleradora, deu mais um importante passo no sentido de contribuir para que empresas mudem a lógica de como inovar e colaborar. Com o encerramento das inscrições, 29 startups foram pré-selecionadas e estão capacitadas para o processo de pré-aceleração, também conhecido como warm up, que tem início nesta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de setembro e nos dias 04 e 05 de outubro.

Um dos requisitos para a seleção foi que as startups agregassem inovação e diferenciais competitivos às cadeias de valor das empresas participantes do Hélice. No total, inscreveram-se 115 startups de todo o Brasil, sendo 10% originárias da Serra Gaúcha, 52% de outras regiões do Rio Grande do Sul e 38% de outros estados.

No TecnoUCS, o warm up será realizado por meio de Bootcamps, um programa de ensino imersivo que foca nas habilidades mais relevantes de determinada área para atuar no mercado do século XXI. Os encontros contarão com dinâmicas com a equipe da aceleradora, mentores e investidores, recebendo capacitação e passando por etapas de avaliação e validação.

Thomas Job Antunes, executivo do Hélice, destaca que ao se deparar com o conjunto de startups inscritas e aprovadas o processo de inscrição demonstrou o potencial de atração de startups que um grupo de investimentos pode proporcionar para a região da Serra Gaúcha. “Por outro lado, apresenta também o desafio de desenvolver maior densidade de startups locais com condições de disputar recursos com startups de fora da região. Fundamentalmente, isso representa o início de um trabalho efetivo de atração e retenção de talentos para região baseado em investimento em empreendedores com boas ideias”.

As startups terão a oportunidade única de trocar experiências com marcas reconhecidas no mercado: Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Florense, Lojas Colombo, Marcopolo, Metadados, Rede Sim, Randon, Sicredi Pioneira RS, Sistema Saúde Integral (SSI), Soprano, Thyssenkrupp, Unimed Nordeste RS e Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O final do processo ocorre no dia 19 de outubro, quando startups com melhor desempenho no warm up se apresentam para a banca de investidores no Pitch Day. Cinco startups receberão investimento inicial de até R$ 200 mil, com possibilidade de coinvestimento adicional de até R$ 300 mil e mais o acesso a benefícios da rede de parceiros.

Startups pré-selecionadas

  • Finanças/Seguros: Cargo Bank, Fast2Pay, Sinistro Fácil, Mutuus, Universitário+, Hallo
  • Logística e Mobilidade: Tracker Things, Connect
  • Indústria e automação: YalaPass, TopTic, Smart Tech, Vantum
  • Serviços/Processos: Santo Contrato, Agidesk, Prakaranga, XCape
  • Varejo: BringUp, Polvo Spot, Manfing
  • Turismo: Ez Travel, Walkin, ID Online
  • RH: Kretos, Freevale
  • Alimentação: Allps, Quiper Fresh
  • Mercado Imobiliário: Erosi, Mubbi
  • Saúde: Lummnos

Sobre o Hélice
O nome Hélice foi escolhido por trazer conceitos que estão aderentes à proposta do movimento, que visa aproximar empresas e startups, movimentando o ecossistema de inovação. Em uma hélice todas as pás possuem a mesma importância e saem do mesmo centro – ou seja, o protagonismo é coletivo. Ao se moverem em conjunto, causam transformação, inovam, criam uma força nova. Além disso, a geração de vento também remete à renovação, abundância, sustentabilidade.

O Hélice conta com empresas mantenedoras: Florense, Marcopolo, Metadados, Randon, Soprano e TecnoUCS; empresas associadas: Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Lojas Colombo, Rede Sim, Sicredi Pioneira RS, Sistema Saúde Integral (SSI), Thyssenkrupp e Unimed Nordeste RS; o hub de inovação: OCA Brasil; realizadora do Grupo de Investimento: VENTIUR; e os apoiadores são: Centro Empresarial de Flores da Cunha, SIMECS, Grupo UniFtec, Adri Silva Agência de Conteúdo, Dupont Spiller Advogados e Tivit..

Botão Voltar ao topo