NotíciasRio Grande do Sul

União e cultura marcam Festejos Farroupilhas em Caxias do Sul

Iniciativas dos servidores municipais estimulam o trabalho em equipe e a solidariedade

O orgulho da história, da tradição e dos costumes gaúchos envolveram os servidores do Município de Caxias do Sul durante os Festejos Farroupilhas 2019. As atividades encerraram nesta quinta-feira (19/09) com o Salchipão Solidário, cujos recursos arrecadados foram direcionados para atender demandas do Banco de Alimentos, que promove a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social.

Foto: Vânia Cassol

A programação no Centro Administrativo contou com a exposição “Memórias pelo Olhar de João Baptista Machado Vieira”, além de painéis de Vasco Machado que ambientaram o Galpão do Servidor instalado no andar térreo. Ao longo da semana foram realizadas apresentações artísticas com os servidores Arno Moscatto, Jorge Dutra e Geancarlo de Almeida Rosa, além do Grupo de Canto Vozes do Sul, do gaiteiro Murilo Machado e do CTG Paixão Côrtes. Também ocorreu uma oficina com dicas para o preparo do chimarrão com o servidor Jeovani Vanin.

Foto: Luciane Modena

“A valorização da cultura reflete na motivação e na integração no ambiente de trabalho, isso é benéfico para a realização das atividades e para a entrega feita à comunidade”, destaca a secretária municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi. A secretaria apoia a mobilização voluntária, com a responsabilidade pela manutenção dos serviços e atendimentos, pois percebe nesta adesão a dedicação e o interesse pelas pessoas e contextos em que atuam.

A mobilização e o clima dos festejos geraram o engajamento ativo dos servidores. “Houve uma mobilização no setor e resolvi aderir”, contou a servidora Daniela Sartor, da SMRHL, que pela primeira vez trabalhou vestida de prenda. Além dela, outros sete colegas trabalharam pilchados. Para Luana Mezzomo, da Secretaria Municipal da Habitação (SMH), que também trabalhou pilchada, a Semana Farroupilha faz lembrar das origens e das lutas do Estado. “Importante mantermos nossa tradição viva, usar as vestimentas tradicionais e trazê-las ao nosso ambiente de trabalho”, disse.

Foto: Luciane Modena

Na Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp) houve celebração com almoços campeiros organizados pelos próprios servidores e abertos a colegas de todas as secretarias. O Hino Riograndense foi executado na abertura, na segunda-feira (16/09), com um agradecimento aos organizadores. Ao longo dos dias, nos almoços, foram realizadas apresentações artísticas com músicas regionais. No cardápio, feijoada, quirera, entrevero, vaca atolada e churrasco. As atividades foram realizadas sem comprometer o trabalho, em nome da tradição gaúcha.

Na Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), um almoço campeiro organizado pelos servidores também marcou as comemorações da Semana Farroupilha. Mais de 60 pessoas participaram da refeição coletiva com arroz carreteiro, feijoada, quirera, couve com bacon, laranja, arroz-doce e refrigerante. A confraternização também foi acompanhada de música tradicionalista e chimarrão.

Os Festejos Farroupilhas dos servidores são uma realização da SMRHL, com o apoio da 25ª Região Tradicionalista (25ª RT), Erva-Mate Jacutinga e Bolicho da Serra.

Botão Voltar ao topo