DestaqueRSVariedades

15 mil assistiram o Desfile Temático Farroupilha em Santa Maria

Instituições tradicionalistas vencedoras dos troféus Sepé Tiarajú e Sentinela da Cultura serão conhecidas na próxima semana

Um dos eventos mais tradicionais de culto ao Dia do Gaúcho ocorreu na manhã desta sexta-feira (20). Na Avenida Medianeira, mais de 15 mil pessoas prestigiaram o Desfile Temático Farroupilha 2019, que contou com a presença de 33 instituições tradicionalistas. A Prefeitura integra a Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas, responsável pela organização das atividades comemorativas ao 20 de Setembro.

Publicidade

O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do Município, bem como a chegada da Chama Crioula ao palanque montado na avenida, anunciou o começo do desfile. O vice-prefeito Sérgio Cechin foi o responsável pelo hasteamento da bandeira local. A cavalo, o prefeito Jorge Pozzobom desfilou com integrantes da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), instituição que abriu a passagem dos cavalarianos logo após as representações militares.

Mais de 1,5 mil pessoas, a cavalo, a pé ou em carros, fizeram parte do Desfile Temático Farroupilha 2019, que reuniu a população ao longo da avenida. A estimativa de público durante a manhã é da Guarda Municipal, responsável pela segurança. Neste ano, quem foi até a Medianeira conferiu o desfile com a temática Paixão Côrtes – Vida e Obra. Entidades fizeram referência ao tradicionalista que morreu em 2018, deixando um legado por chamar a atenção aos símbolos do Rio Grande do Sul. Uma delas foi o projeto Cultura Popular Gaúcha, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Paim de Oliveira, e a EMEF João da Maia Braga. O patrono é o músico Cesar Oliveira, também representado em muitas homenagens durante o desfile.

Publicidade

Porém, uma das personalidades mais referenciadas foi Dinara Xavier da Paixão, homenageada local dos Festejos Farroupilhas. A professora universitária acompanhou o desfile do palanque oficial, ao lado do prefeito Jorge Pozzobom e do vice Sérgio Cechin. De lá, pôde ver representações da sua atuação no tradicionalismo gaúcho, como o fato de ter sido a primeira mulher vice-presidente do MTG, em 1996. Atualmente, Dinara integra a Comissão Gaúcha do Folclore e a Academia Santa-Mariense de Letras, além de palestrar sobre temas relativos à história e à cultura gaúcha.

Comissões compostas por representantes da Prefeitura, da 13ª RT e demais instituições, avaliaram as entidades tradicionalistas. Na próxima terça-feira (24), na Câmara de Vereadores, será entregue o Troféu Sepé Tiarajú. A homenagem foi instituída por meio da lei 3075, de 1988, para reconhecer os esforços de grupos que participam do desfile temático. Já na próxima quarta-feira (25), no DT Querência das Dores, ocorre a entrega do Troféu Sentinela da Cultura. Oferecido pela 13ª RT, a homenagem reconhece cinco instituições que se destacaram durante o desfile (confira a programação abaixo).

A extinção da Chama Crioula, realizada pelo prefeito Jorge Pozzobom, marcou o encerramento dos Festejos Farroupilhas. Acompanhado da homenageada local, Dinara Xavier da Paixão, e do coordenador da 13ª RT, Luiz Sérgio Fassbinder, o chefe do Executivo agradeceu a organização do desfile e às famílias que prestigiaram as atividades. O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, o secretário adjunto de Cultura, Esporte e Lazer, Nelson Cauzzo, e a presidente do Legislativo, Cida Brizola, também compareceram no desfile.

Além da Prefeitura, a Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas também é composta por representantes da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), UFSM, Ala 4, Brigada Militar, Câmara de Vereadores, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, 13ª Região Tradicionalista, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), União dos Escoteiros do Brasil, Arquidiocese de Santa Maria e Cacism.

Programação

Sessão Solene de entrega do Troféu Sepé Tiarajú
– Dia: 24 de setembro
– Hora: 18h30min
– Local: Câmara de Vereadores

Solenidade de entrega dos troféus Sentinela da Cultura, Barbosa Lessa, Cyro Dutra Ferreira e Paixão Côrtes
– Dia: 25 de setembro
– Hora: 20h
– Local: DT Querência das Dores

Cavalgada da Integração
– Dia: 28 de setembro
– Hora e local: saída às 9h, da EMEF José Paim de Oliveira em direção ao CTG Tropeiro Velho

Fotos: João Vilnei e João Alves

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar