Rio Grande do Sul

Esteio fica com 1º lugar em prêmio do Conselho de Odontologia

As melhorias realizadas pela Prefeitura Municipal no serviço de atendimento odontológico em Esteio desde 2007 garantiram à cidade o primeiro lugar na etapa estadual do Prêmio Nacional CFO de Saúde Bucal, do Conselho Federal de Odontologia (CFO), categoria municípios entre 50 e 100 mil habitantes. A entrega do reconhecimento será feita no dia 24 de outubro, Dia do Cirurgião-Dentista Brasileiro, em evento do Conselho Regional de Odontologia do Rio Grande do Sul (CRORS), em Porto Alegre.

O prêmio é concedido a municípios brasileiros que se destacaram na implantação e efetivação das políticas públicas de saúde bucal. A colocação de cada município é definida conforme a pontuação obtida com o atendimento aos parâmetros estabelecidos no formulário de inscrição da premiação. Os critérios considerados na avaliação são o percentual do Orçamento municipal investido em saúde; a participação de profissionais de saúde bucal e abordagem ao tema em órgãos de controle social (Conselho Municipal de Saúde, por exemplo); a Política Municipal de Saúde Bucal; a cobertura da assistência odontológica básica e especializada; as ações de promoção de saúde bucal; o trabalho de vigilância em saúde bucal; o quadro de pessoal odontológico e sua remuneração; e a política de educação permanente em saúde, contemplando a equipe de saúde bucal.

Conforme os dados do setor de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre janeiro e agosto deste ano foram realizados 9.995 atendimentos odontológicos nas unidades básicas de saúde (UBS) e no Centro Integrado de Atenção em Saúde (Cias). Isso representa um crescimento de aproximadamente 27,6% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram realizadas 7.832 consultas.

A rede esteiense conta atualmente com 12 cirurgiões-dentistas, quatro técnicas de Saúde Bucal e duas auxiliares de Saúde Bucal. A população tem à disposição nove consultórios odontológicos em oito UBSs. No Cias são realizados atendimentos de média complexidade, como cirurgia bucomaxilofacial, atendimentos a pessoas com deficiência e periodontia.

A partir de quinta-feira, Cias ofertará radiologias odontológicas

Pacientes atendimentos pelos dentistas da rede pública de Esteio que precisarem fazer radiologias intra-orais (mais fechadas e para registro de áreas mais específicas da arcada dentária) passarão a contar com o serviço no Cias. Os primeiros atendimentos de raio-x serão realizados na próxima quinta-feira (26).

Inicialmente, as radiografias serão feitas uma vez por semana, às quintas, no turno da tarde, com agendamento após encaminhamento feito pelos odontólogos das UBSs. Serão realizadas, em média, 15 agendas por semana, número que poderá ser alterado conforme a demanda.

Melhorias tiveram início com o Esteio por Mais Saúde

Em 2017, com o objetivo de modernizar os consultórios odontológicos dos postos de saúde de Esteio, a Prefeitura adquiriu oito kits com novas cadeiras e equipamentos para as salas odontológicas das UBSs. A iniciativa fez parte do plano do programa Esteio por Mais Saúde, um amplo projeto para qualificar a saúde pública de Esteio e, com isso, prestar melhores serviços à população.

Foram contempladas as UBSs Novo Esteio, Claret, Primavera, Centro, Ezequiel, Cruzeiro, Planalto e Votorantim. Foram comprados cuspideiras de acetato resistentes a impacto e refletor, oportunizando mais conforto aos profissionais e pacientes, aparelhos de fotopolimerização, seladora, mocho, biombo plumbífero e equipamento para raio-X bucal.

Além disso, a Secretaria de Saúde conta com uma parceria para atendimentos odontológicos com a Ulbra. Estagiários, junto a cirurgiões-dentistas que são professores na universidade, realizam em Esteio atendimentos clínicos, educativos, de promoção de saúde e de prevenção de doenças bucais.

Botão Voltar ao topo