NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Mercopar acontece na próxima semana em Caxias do Sul

Oportunidades de negócios, programação intensa e muitas novidades aos visitantes

Caxias do Sul/RS – Na próxima semana, de 1º e 3 de outubro, acontece a 28ª edição da Mercopar, em Caxias do Sul. O Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva se torna um espaço de oportunidades de negócios, novidades e inovação para os setores metalmecânico, eletroeletrônico, automação industrial, movimentação e armazenagem de materiais, serviços industriais, borracha, energia e meio ambiente, plásticos, Tecnologia da Informação (TI) e startups.

Cerca de 270 expositores, 39% a mais do que na edição do ano passado, estarão na feira deste ano, assim como expositores da Alemanha, dispostos a fomentar cada vez mais um novo momento para a economia. A Mercopar – Feira de Inovação Industrial, realizada pela parceria estratégica do Sebrae RS e da FIERGS (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul), tem a expectativa de receber 13 mil visitantes, público formado por técnicos, gerentes, diretores e tomadores de decisão. Um total de 38 missões já estão confirmadas para visitar a feira, 65% a mais do que em 2018.

Maior rodada de negócios

Tendências da indústria serão apresentadas no evento que também contará com uma extensa programação que visa a prospecção de oportunidades de negócios. A Mercopar 2019 já tem uma marca representativa, mesmo antes de iniciar. A feira comportará a maior Rodada de Negócios já realizada pelo Sebrae RS. De todas as ações deste modelo de efetivação de negócios, a Mercopar contará com 79 compradores e 334 vendedores. “Já tínhamos uma expectativa de crescimento, mas percebemos que o otimismo dos empresários em relação à feira deste ano se deu muito em função da parceria com a FIERGS, numa reformulação da Mercopar focada em inovação e conhecimento, associada à geração de negócios”, ressalta Fábio Krieger, gerente de Indústria do Sebrae RS.

Jakson da Luz, responsável pelas rodadas de negócios no Sebrae RS, observa que estão confirmados para a atividade compradores como Argos Guindastes, Arcelormittal, Bomag, Borrachas Vipal, Bruning Tecnometal, Buschle & Lepper, Caloi, Celulose Irani, Ferramentas Gedore, Gerdau, InterCement, Jumil, Kepler Weber, Klabin, Kuhn do Brasil, Marchesan Tatu, Metso Brasil, Trapp, Schulz Compressores, Sew-Eurodrive Brasil, Sumig, Thyssenkrupp, Trutzschler e Yara Brasil Fertilizantes.

A Mercopar oferece toda a estrutura necessária para as reuniões e as empresas vendedoras precisam ter disponíveis todas as informações a serem apresentadas, como tabela de preços, capacidade de produção, prazos e material de divulgação. “Por meio das Rodadas de Negócios, vendedores podem oferecer seus produtos e serviços a empresas de médio e grande porte, durante um contato direto que, no dia a dia, é uma tarefa que encontra muitas barreiras. Esta possibilidade de conversar diretamente “com quem decide” pode representar a diferença entre fechar ou não uma negociação importante”, ressalta Luz. O Projeto Comprador acontece nos dois primeiros dias da feira, das 13 às 19h.

Programação paralela

Neste ano, a programação paralela da feira será destaque com quatro ações principais focadas nas tecnologias da Indústria 4.0, startups com soluções industriais, cases de sucesso de encadeamento produtivo, além de aproximar pequenas e médias empresas dos principais compradores do setor industrial.

O Encadear Summit’19, que ocorre no primeiro dia da feira, é um evento que tem por objetivo promover a discussão e a troca de experiências sobre as oportunidades de projetos de encadeamento produtivo entre empresas âncoras e micro e pequenas empresas. O Encadear compreende três eixos: Negócios (ambiente para geração de negócios e oportunidades através de rodadas entre compradores de grandes empresas e fornecedores de pequenas empresas); Inovação (ambiente “lab” com a exposição de soluções inovadoras de empresas inseridas nas iniciativas do Programa Nacional de Encadeamento Produtivo e realização de desafios tecnológicos entre grandes e pequenas empresas; e Conhecimento (palestras com especialistas, painéis de debates com uma palestra magna). “A proposta é fazer uma ampla abordagem na questão da melhoria da competitividade e a inovação da cadeia de valor entre grandes e pequenas empresas”, ressalta Andrei Carletto, coordenador de competitividade setorial do Sebrae RS.

Aproximar para gerar negócios

O Salão de Inovação, uma área interativa da feira e que reunirá o público jovem e criativo, estará em busca de conexões com startups e conteúdo inovador. Este ano, o espaço contará novamente com o desafio Like a Boss, matchmakings e hackathons com grandes players do mercado, além de exposição de tendências da Indústria 4.0. Na grade de programação o espaço contará ainda com workshops, talkshows e experiências tecnológicas.

Já a Jornada 4.0 visa apresentar aos diversos setores da indústria um conjunto de competências para viabilização de projetos de desenvolvimento e de adoção de tecnologias no ambiente industrial, conectando os principais stakeholders relacionados aos temas de Indústria 4.0 de Manufatura Avançada, utilizando uma linguagem acessível aos diferentes portes de empresas e segmentos industriais. O público consiste em indústrias, sindicatos e associações representativas do setor, agentes de fomento, startups relacionadas à Indústria 4.0 e universidades.

Brasil Mais Simples

O registro e o licenciamento de empresas estão se tornando mais ágeis e menos burocráticos. Para debater a evolução e as soluções que beneficiam especialmente as micro e pequenas empresas, o Sebrae RS vai promover o III Seminário Estadual Brasil Mais Simples. O evento ocorrerá no dia 2 de outubro, durante a Mercopar.

O público-alvo são representantes do Poder Legislativo, entidades ligadas ao tema, servidores dos órgãos públicos envolvidos no registro e no licenciamento de empresas, contadores, administradores de empresas, empresários, além dos servidores das prefeituras municipais que são responsáveis pela Redesimples.

O coordenador Estadual da Redesimples no Sebrae RS, Marcio Benedusi, destaca que o objetivo do encontro é debater assuntos relacionados à desburocratização do ambiente dos pequenos negócios e os avanços da Redesimples no Estado. “A programação do evento está voltada para apresentar ações realizadas pelo Conselho Estadual de Desburocratização, além de debater as medidas que o poder público federal vem adotando para melhorar o ambiente dos negócios através da Medida Provisória da Liberdade Econômica, aprovada recentemente pelo Palácio do Planalto, e que é o caminho para desburocratização e simplificação para as micro e pequenas empresas”, afirma.

O seminário conta com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, JucisRS, Vigilância Sanitária Estadual, Meio Ambiente Estadual, Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Secretaria da Fazenda Estadual e da Receita Federal do Brasil. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente através do link: https://bit.ly/Brasilmaisimples .

 

Botão Voltar ao topo