Rio Grande do Sul

Eleitores de Esteio devem fazer cadastro biométrico

Para poder votar nas eleições do próximo ano, os eleitores inscritos no Cartório Eleitoral de Esteio devem, obrigatoriamente, cadastrar a sua biometria junto ao órgão. Quem não o fizer perderá o título de eleitor.

O prazo termina em 11 de março de 2020, mas, para evitar filas, demora no atendimento e outros incômodos de deixar a regularização para a última hora, a Justiça Eleitoral sugere que as pessoas procurem o quanto antes a instituição e registrem suas digitais.

Quem se antecipa tem a praticidade e a facilidade de poder agendar um horário para atendimento e, assim, nem entrar em filas. Basta entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-RS), no endereço www.tre-rs.jus.br, preencher as informações e escolher a data e a hora de sua preferência. Também é possível ser atendido sem agendamento, indo direto ao Cartório Eleitoral de Esteio (Av. Dom Pedro, 171), de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Em ambos os casos, é necessário apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência emitido, no máximo, em três meses.

De acordo com o TRE-RS, cerca de 40% dos títulos de eleitor de Esteio podem ser cancelados caso os titulares não façam o recadastramento biométrico. O voto é obrigatório no Brasil e quem não tiver o título ou não estiver em dia com a Justiça Eleitoral perde o acesso a direitos como inscrever-se em concurso público, obter documentos como passaporte ou carteira de identidade, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficial, entre outros.

Recadastramento biométrico eleitoral obrigatório em Esteio
Prazo final: 11 de março de 2020

Agendamento de horário
Entrar no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (www.tre-rs.jus.br), clicar em “Eleitor e Eleições” e “Agendamento de atendimento”, preencher o formulário, escolher a data e a hora de sua preferência. Na data do atendimento, ir até o local agendado com documento de identidade com foto e comprovante de residência emitido, no máximo, em três meses.

Sem agendamento de horário
Ir até o Cartório Eleitoral do Município (Av. Dom Pedro, 171), de segunda a sexta-feira, do meio-dia às 19h, com documento de identidade com foto e comprovante de residência emitido, no máximo, em três meses. O atendimento é por ordem de chegada.

Dúvidas e informações: 3473-6088 / 3459-8816

Botão Voltar ao topo