NegóciosNotíciasRio Grande do Sul

Gramado sedia a 5ª edição do Circuito Sicredi Pioneira de Energia Solar

Programação do evento, que acontece dia 01/10, inclui palestra com especialista, simulações de projetos e apresentação de linhas de crédito em energia solar

O potencial para exploração de fontes renováveis e não poluentes com alta incidência da luz do Sol fazem do Brasil um mercado promissor para energia solar. Além do país estar numa região propícia para o silício, a matéria-prima usada na produção de células fotovoltaicas, responsáveis pela conversão da radiação solar em energia elétrica. A energia fotovoltaica corresponde à 1,2% do total da matriz energética brasileira. Do total de conexões no país, os sistemas fotovoltaicos são responsáveis por mais de 93 mil ligações na rede elétrica, um montante que representa a marca histórica de 1GW de potência instalada. O Rio Grande do Sul é o segundo estado que mais aderiu à micro e à minigeração de energia solar, com um total de 12,2 mil unidades e 158,7 MW de potência instalada, ficando atrás apenas de Minas Gerais que, hoje, é o estado com maior potência em geração distribuída de energia solar no país.

Atenta a essa nova realidade, a Sicredi criou o Circuito Sicredi Pioneira de Energia Solar, com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre o tema, não se restringindo apenas aos associados, mas também às comunidades inseridas em sua área de abrangência. Gramado, da Região de Nova Petrópolis, sedia a quinta edição – que será gratuita e aberta ao público – no dia 1º de outubro (terça-feira), a partir das 18h30min, no Auditório Araucária, da Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111). Na ocasião, o pesquisador da UCS e coordenador do GT de energia, petróleo e gás do APL MMeA da Serra Gaúcha, Tiago Cassol Severo, vai ministrar a palestra “Energia solar: vantagens e benefícios de um sistema sustentável e econômico”, às 19 horas.

A redução da energia residencial ou em empresas, que aderem ao sistema de energia fotovoltaica, pode chegar a 95%, mostrando-se uma alternativa financeiramente viável a médio prazo. Questões como essa e dicas de economia serão levantadas, bem como a possibilidade dos participantes simularem projetos (para suas casas e no âmbito profissional, levando suas contas de luz) e linhas de financiamento específicas junto ao Sicredi, que pode se tornar um parceiro na geração de energia limpa e sustentável. Dentro da programação do evento, fornecedores de energia solar da região também estarão presentes para esclarecer dúvidas e interagir com o público.

As quatro edições anteriores do Circuito Sicredi aconteceram em Nova Petrópolis, Vale Real, Estância Velha e Presidente Lucena. Os próximos encontros estão programados para dia 22 de outubro, em Novo Hamburgo; 5 de novembro, em Caxias do Sul; e 12 de novembro, em São Leopoldo.

Programe-se:

O quê: Circuito Sicredi Pioneira de Energia Solar
Quando: 1º de outubro (terça-feira)
Onde: Auditório Araucária da Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4111 – Centro)
Recepção e credenciamento: 18h30min
Palestra: 19 horas
Dicas de economia e apresentação de linhas de financiamento para energia solar: 20 horas
Networking e coquetel: 20h15min
Evento gratuito à comunidade
Mais informações: Fone (54) 99963.8245 ou na agência Sicredi em Gramado.

Botão Voltar ao topo