DestaqueRS

Domingo é dia de vacinação contra a raiva em Santa Cruz do Sul

Em uma realização da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul e da Unisc, acontece neste domingo (29), mais uma Campanha de Vacinação.

No horário das 9h às 17h, a imunização estará disponível na Praça da Bandeira, no Corpo de Bombeiros do Distrito Industrial e no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Unisc. A recomendação é para que os tutores levem seus animais em coleiras e guias ou caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. Serão disponibilizadas 1,5 mil doses da vacina.

Publicidade

O valor da dose é R$ 10,00 para cobrir os custos com o material, já o serviço é gratuito. Quem possuir cão de grande porte e tiver dificuldade de levar o animal até um dos três pontos de vacinação, tem a opção de buscar o profissional e levá-lo para aplicar a dose no local onde se encontra o animal.

A raiva é uma doença altamente letal, causada por vírus e transmitida na interação de pessoas e animais domésticos com primatas e morcegos urbanos, através do contato com a saliva. O vírus ataca o sistema nervoso central de mamíferos, levando à morte após pouco tempo de evolução.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde 2006 não havia registros da doença. Embora há mais de 30 anos não haja registros de raiva humana, o vírus permanece circulando. Um caso de raiva felina apareceu em dezembro de 2013, na cidade de Passa Sete, no Vale do Rio Pardo.

Publicidade

Santa Cruz do Sul é considerada área controlada da doença, entretanto, como o vírus rábico permanece circulando na região, a prevenção através da vacinação precisa ser feita. “A gente sempre foca na necessidade da vacina. Este ano uma mulher veio a óbito depois de 38 anos sem registros de raiva humana em Santa Catarina. E aqui no Estado, embora não tenhamos nenhum caso em humanos, a raiva vem aparecendo em animais pequenos”, alertou a veterinária da Secretaria Municipal de Saúde, Daniela Klafke.

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar