Rio Grande do Sul

Caminhos de Lajeado tem caminhada inaugural neste domingo

Caminhos de Lajeado, um trajeto turístico no qual os participantes poderão contemplar paisagens naturais, propriedades rurais, igrejas e o Rio Taquari, será inaugurado neste domingo (29). A inauguração com café da manhã (mediante inscrição) começa no Belvedere Aldino Gallas (Rua Oswaldo Aranha, Centro), às margens do Rio Taquari, a partir das 7h30. A iniciativa faz parte do projeto da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Passeios na Colônia.

Caminhos de Lajeado tem como propósito, além oferecer um espaço para caminhadas, a valorização de pontos turísticos pouco conhecidos pela população. O trajeto de 15,9 quilômetros inicia no Belvedere Aldino Gallas e segue pela rua Bento Rosa até o bairro Carneiros, onde passa por estradas não pavimentadas e retorna ao ponto de origem. Na caminhada inaugural, o trajeto se encerrará no Parque Histórico de Lajeado com almoço (também mediante inscrição).

O trajeto é feito no formato autoguiado, isto é, poderá ser feito sem o acompanhamento de guias, e os participantes apenas seguem os mapas de materiais impressos e as placas de orientação. Entre os atrativos do percurso estão a Igreja Matriz Santo Inácio de Loyola, Praça da Matriz, Rio Taquari, propriedades rurais, a visualização do Paredão no Rio Taquari, além do marco zero do início da colonização alemã de Lajeado e a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes.

O Caminho Autoguiado de Lajeado conta com apoio da Prefeitura de Lajeado, Sicredi, e Emater-Rs-Ascar, com apoio da Univates, Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Conselho Municipal de Turismo (Comtur)

Confira a programação da caminhada inaugural

  • 7h30 – Abertura
  • 8h – Café da manhã no Belvedere Aldino Gallas
  • 12h – Almoço no Parque Histórico Municipal

Inscrições:

  • Investimento: R$ 60 (incluindo refeições, água, carro de apoio e condutores)
  • Só caminhada: R$ 20 (água, guia e carro de apoio)
  • Inscrições devem ser feitas antecipadamente com Alício de Assunção pelo telefone (51) 99583-2672
Botão Voltar ao topo