Rio Grande do Sul

Bento Gonçalves: baile celebra edição do Transformando Vidas

Com emoções à flor da pele e ansiedade tomando conta, 21 adolescentes de Bento Gonçalves puderam realizar mais um sonho em suas vidas: o de comemorar os quinze anos com uma festa. O Projeto Transformando Vidas, promovido pelo Gabinete da Primeira-Dama, encerrou a sexta edição neste sábado, 28, no Clube São Bento.

Em seis anos, o projeto social contribui com o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários com o desenvolvimento sociocultural e educacional de mais de 100 adolescentes, selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Além de realizar o sonho de celebrar os 15 anos, os jovens participaram de diversas atividades de promoção ao bem-estar, saúde e cidadania. Eles receberam formação desde março, semanalmente, sobre criação de texto, sexualidade, cuidados com a saúde da mulher e do homem, além de palestras sobre a história e turismo no Município, empreendedorismo e gastronomia e passeios.

Fotos: Laura Kirchhof

O ápice da noite foi a valsa dançada inicialmente com padrinhos e madrinhas e, após, com familiares. Para comemorar o encerramento da cerimônia, foi realizado um brinde coletivo e jantar. “Emoção muito grande, a cada minuto é o coração batendo mais forte. O projeto me fez ser mais homem, mudou meu jeito de ser. Aprendi muitas coisas novas”, destaca Vinicíus dos Santos.

O sucesso do projeto deve-se principalmente à contribuição de parceiros em diversos níveis da comunidade, entidades, poder público e iniciativa privada. Cada adolescente contou com um padrinho ou madrinha. “A nossa entidade participa já há quatro anos. Nos sentimos muito satisfeitos com o resultado deste projeto. Nossa recompensa é o encaminhamento destes jovem para o mercado de trabalho. Uma oportunidade que outras pessoas não tiveram, e eles estão tendo a chance de ter sua vida transformada”, ressalta o Presidente do Sindilojas, Daniel Amadio.

A Primeira Dama, Cynthia Pasin destacou a importância do projeto que contou, no total, com a participação 24 adolescentes sendo 11 meninos e 13 menidas. “É gratificante ver estes jovens amadurecendo, pois chegar no alto desta escada é um ato de coragem. Nosso objetivo é dar oportunidades. Bento é uma terra de oportunidades. Nosso agradecimento a todos que tornaram possível esta noite. Que estes meninos e meninas possam colocar em pratica e levar para o futuro tudo que aprenderam durante o ano’, disse.

Em seu pronunciamento o Prefeito Guilherme Pasin destacou que “temos aqui uma representqação real do que é Bento Gonçalves, famílias e pessoas que acreditam, que oportunizam unidade em cima de um propósito. Por isso, peço uma salva de palmas aos padrinhos que oportunizaram tudo isso. Os 15 anos de um jovem são momentos dificieis, momentos de mudanças, momentos de decisões. Sozinhos não somos nada, mas quando temos nossa família e pessoas que acreditam na gente essa fase passa fácil e os melhores caminhos se mostram. Hoje eles descem esta escada com a convicção de que cumpriram um longo caminho para aqui chegar, eles merecem nossos aplausos”, comemora

O Projeto Transformando Vidas contou com o apoio das secretarias Municipais de Saúde, de Turismo, da Cultura, de Desenvolvimento Econômico, de Habitação e Assistência Social, Senac, Sine/ FGTAS, Datamais, Giordani Turismo, Adhapt Atelier Loja de Noivas, Sindilojas, Empresa Bento Transportes, Empresa Santo Antônio, Empresa Monte Belo, Gráfica Bento, Loja Plisse, Vera Quadros eventos, Sociedade São Bento, Frend’s Salão de Beleza, Bob’s.

Estiveram presentes o Vice-prefeito Aido José Bertuol, Presidente da Câmara Rafael Pasqualotto, Vereador Volnei Christófoli, Secretários de Habitação e Asssitência Social, Eduardo Virissimo, de Educação, Iraci Luchese Vasques e de Turismo, Rodrigo Parisotto.

Padrinhos: CIC BG, Expobento, Sindilojas, Italínea Móveis Planejados, Farmácia Flor Essência, Supermercados Caitá, Ftec- Faculdade de Tecnologia, Adhapt Atelier – Loja de Noivas, Promoserra, Comunicação e Eventos, Banco Sicredi, Imperbras – Serviços de Impermeabilizações, Clínica Cardiovascular Dr. Marcel Pisani, Sérgio Giacomello, CDL, OAB, Todeschini S.A. Indústria de Móveis, Nunes Corretora de Imóveis, Loja D’art. Decorações, Design & Estilo, Vinícola Valmarino, Móveis Sandrin Ltda, Pizzaria Belgrano, além de Elisabeth Stefenon, que ministrou sobre Auto Estima, e Neiva Galves, com a oficina de maquiagem e barbearia e técnicas para abrir salão de beleza e similares.

Botão Voltar ao topo