NotíciasRio Grande do Sul

10 toneladas de ração são roubadas em canil de São Leopoldo

Em uma ação criminosa pouco comum bandidos roubaram 10 toneladas de ração do Canil Municipal de São Leopoldo

O roubo de 10 toneladas de ração para cães ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 2 de outubro no canil municipal de São Leopoldo. O material tinha previsão de durar quatro meses e estava acondicionado em uma sala que foi arrombada pelos criminosos. O valor estimado da carga é de R$ 35 mil, conforme relato do secretário municipal de Proteção Animal, Anderson Ribeiro.

Fotos: Thales Ferreira/Scom/PMSL

Além disso, no local foram deixados amarrados dois cachorros doentes. Após verificar o estoque, a Sempa estima que os 300 animais abrigados no local tenham alimento por mais 15 dias. Ainda na manhã de quarta-feira, a Guarda Civil Municipal isolou a área para aguardar a perícia da Polícia Civil.

Muito abalado, o secretário Anderson Ribeiro acredita não ser um crime comum. “Pelas características me arrisco a classificar como um ato de sabotagem. É uma ação que levanta muitas suspeitas. Primeiro porque esta ração não tem valor comercial e no canil temos diversos medicamentos caros que não foram mexidos. Estamos muito preocupados, pois era uma demanda resolvida da nossa secretaria. Não estávamos com falta de medicamentos nem de alimentação para os cães abrigados no canil. Agora nosso estoque ficou bem prejudicado”, afirmou.

Auxílio nas investigações

A Prefeitura vai fiscalizar estabelecimentos para verificar se encontra a marca da ração roubada do canil (Popcol). Qualquer cidadão pode colaborar com as investigações. Ao verificar este produto em algum comércio a orientação é acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153, ou a Brigada Militar pelo 190.
Doações

A Sempa está aceitando doações de rações para não faltar alimentos para os cachorros. A única exigência é de que contenha mais de 20% proteína bruta. Quem quiser colaborar pode entregar diretamente na sede da Sempa na rua Lindolfo Collor, 1340, Vicentina, ao lado da passarela da BR 116. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Fotos: Thales Ferreira/Scom/PMSL

Botão Voltar ao topo