NotíciasRio Grande do Sul

Dicas de alimentação e saúde na aldeia kaingang de São Leopoldo

Na segunda-feira (30), foi realizado em São Leopoldo, na aldeia kaingang Por Fi G, uma reunião com mais de 50 famílias indígenas para falar sobre alimentação. A atividade faz parte do programa Fomento da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), que beneficia 40 famílias em São Leopoldo e é executado pela Emater/RS-Ascar.

O encontro contou com a presença de profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Básica da Unisinos, que em conjunto com a Emater/RS-Ascar mediaram a roda de conversa sobre alimentação tradicional e contemporânea, diabetes e hipertensão.

Para a extensionista rural social da Emater/RS-Ascar, Adriana Conzatti, o encontro foi uma oportunidade de incentivar o cultivo e o consumo de alimentos de época, já que a produção na aldeia tem aumentado em função dos projetos produtivos do programa Fomento. A nutricionista Laísa de Castro destacou, no encontro, que o resgate das práticas alimentares tradicionais, em contraponto com o consumo de alimentos ultraprocessados, é uma ferramenta de prevenção de doenças crônicas.

Além da alimentação, a questão da saúde também foi discutida. A iniciativa de abordar esses assuntos veio da própria comunidade, através da técnica de enfermagem Sueli Tomás e da agente comunitária de saúde, Cleusa Lopes, que observam um aumento nos casos de diabetes e hipertensão entre os indígenas. A enfermeira Amanda Santana abordou o uso consciente dos medicamentos.

Enquanto acontecia a roda de conversa, ocorria o preparo de receitas da cultura kaingang, compartilhadas ao final do encontro.

Botão Voltar ao topo