DestaqueNegócios

Pesquisa Zoom: brasileiro deseja celulares e eletroeletrônicos na Black Friday 2019

Sem comprometer o 13º, pesquisa revela que maioria pretende gastar mais de R$ 1.000 para aproveitar ofertas do dia 29 de novembro

[dropcap]Uma[/dropcap] pesquisa do Zoom, plataforma de comércio eletrônico, revela que a Black Friday, está cada dia mais consolidada no Brasil. Dos 4.398 entrevistados, 95% pretendem comprar e 60% afirmam que gastarão mais de R$ 1.000 este ano. Além disso, 90% não tiveram problemas com as compras feitas em 2018, o que mostra o avanço da eficiência nas operações das lojas em relação às edições anteriores do evento.

Embora as expectativas sejam positivas e haja expressiva melhoria da percepção da data no Brasil, o cenário de instabilidade econômica está deixando os brasileiros cada vez mais conscientes da necessidade de pesquisar informações para decidirem o que comprarão no evento: 98% afirmam que buscam informações e monitoram preços dos produtos que desejam comprar na Black Friday. Os mais desejados para a data são: eletrodomésticos (56%), eletrônicos (50%) e celulares (48,5%). Porém, independente do produto almejado, a maioria (74%) afirma que o principal fator para tomarem a decisão de compra é o preço.

Publicidade

Outro destaque da pesquisa do Zoom é que 66% estão pensando em antecipar suas compras de Natal e 59% pouparam dinheiro ao longo do ano, otimistas de que encontrarão boas oportunidades de compras no evento. Isso porque, mais cautelosos, os consumidores preferem poupar o 13º salário ou usar o benefício para outras finalidades.

“Os resultados da pesquisa revelam que os consumidores estão cada vez mais comprando consciente e, diante do amadurecimento da data, a edição de 2019 tem tudo para ser uma ótima oportunidade para economizar e para o varejo liquidar estoques”, comenta Thiago Flores, CEO do Zoom. “A fórmula para ter um evento de sucesso é oferecer descontos expressivos, investir em logística e infraestrutura, além de estar preparado para atender o cliente da melhor forma possível, proporcionando uma boa experiência de compra. São esses fatores que foram determinantes para o evento ter entrado de vez no calendário de compras do brasileiro”, finaliza.

Confira os resultados completos da pesquisa do Zoom nas tabelas abaixo:

Você comprou na Black Friday 2018?
Não 53%
Sim 47%
Você comprou algum produto dessas categorias na Black Friday 2018?
Eletrodomésticos 45%
Eletrônicos 37%
Celulares 36%
Informática 23%
Moda e Acessórios 22%
Saúde/ Cosméticos e Perfumaria 14,5%
Casa e decoração 12%
Livros 10%
Alimentos e bebidas 9%
Esporte e Lazer 7%
Outros 7%
Você teve algum problema com as compras feitas na Black Friday 2018?
Sim 10%
Não 90%
Você pretende comprar na Black Friday 2019?
Sim 95%
Não 5%
Quais são as categorias de produtos que você gostaria de comprar durante o evento?
Eletrodomésticos 56%
Eletrônicos 50%
Celulares 48,5%
Informática 32%
Moda e acessórios 20%
Saúde, cosméticos e perfumaria 15%
Casa e decoração 23%
Outros 12%
Livros 11%
Esporte e lazer 11%
Alimentos e bebidas 8%
Quanto você pretende gastar na Black Friday 2019?
Mais de R$ 1.000 60%
De R$ 500 a R$ 1.000 25%
De R$ 200 a R$ 500 11%
Até R$ 200 3%
Você pretende usar seu 13º para fazer compras na Black Friday?
Não 67%
Sim 33%

 

Publicidade
Você pretende aproveitar a Black Friday para antecipar suas compras de Natal?
Sim 66%
Não 34%
O que você prioriza na hora de fazer uma compra?
Preço 74%
Lojas em que já tive uma boa experiência 13%
Frete 6%
Outro 6%
Prazo de entrega 1%
Você pretende aproveitar a Black Friday comprando em lojas físicas ou lojas online?
Lojas online 52%
Lojas físicas e online 46,5%
Somente lojas físicas 1,5%
Você costuma pesquisar informações antes da Black Friday sobre produtos que deseja comprar?
Sim 98%
Não 2%
Você monitora preços dos produtos que deseja comprar antes da Black Friday?
Sim 98%
Não 2%
Você costuma guardar dinheiro ao longo do ano para aproveitar os descontos oferecidos na data?
Sim 59%
Não 41%
Qual é o seu sexo?
Masculino 59%
Feminino 41%
Em que faixa etária você se encaixa?
Entre 50 e 60 anos 19%
Entre 35 e 39 anos 14%
Entre 40 e 44 anos 14%
Entre 30 e 34 anos 13%
Entre 45 e 49 anos 11,5%
Entre 25 e 29 anos 10,5%
Entre 18 e 24 anos 9%
Mais de 60 anos 8%
Menor de 17 anos 1%
Em que região do Brasil você mora?
Região Sudeste 53,5%
Região Nordeste 20%
Região Sul 16%
Região Centro-Oeste 7%
Região Norte 3,5%

Fonte: Zoom 2019

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar